terça-feira, 4 de setembro de 2012

Companhia Independente de Proteção Ambiental CIPAM - PMRN


O princípio

Em 04 de setembro de 1997 a Portaria nº 013/1997 criou a Companhia de Polícia  de Proteção Ambiental e Apoio ao Turismo (CPPAAT).

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte criava por meio de um Pelotão sediado no Parque Estadual Dunas do Natal o embrião da Polícia Ambiental no Estado.

Criação da CIPAM

Apresentação no Desfile Cívico-Militar


A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) foi criada oficialmente através do Decreto Estadual nº 18.058, de 07 de janeiro de 2005.

Atualmente a sede da CIPAM está localizada na Av. Alexandrino de Alencar, s/n, Tirol, Natal/RN, no Parque Estadual Dunas do Natal (antigo Bosque dos Namorados), vizinho ao IBAMA, Atuando em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, com distribuição de Pelotões de Proteção Ambiental nas cidades de Mossoró (Região Oeste) , Caicó e Parelhas (Região do Seridó), coopeerando, inclusive, com as atividades das demais Unidades Operacionais da Polícia Militar e com outros Órgãos nas ações de Defesa Civil.


A Companhia Independente de Proteção Ambiental atua diariamente no policiamento ostensivo de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, na defesa e proteção do meio ambiente em todo o Estado. A CIPAM tem como Comandante o Major Mairton Dantas Castelo Branco.

Major PM Castelo Branco, Comandante da CIPAM

A CIPAM surgiu, dessa forma, como uma Unidade Especializada em Meio Ambiente da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.


Projetos Sociais

A CIPAM oferece o Projeto Guarda-mirim Ambiental oriundo da parceria entre a PMRN e o MEIOS, tendo como público-alvo jovens com idade entre 13 e 17 anos em situação de risco.


Entre as atividades desenvolvidas no Projeto Guarda-Mirim Ambiental estão a educação ambiental, reforço escolar, educação física, passeios ecológicos e mini-cursos profissionalizantes.
Há ainda o Projeto SEGURARTE, um projeto social mantido através da parceria entre a PMRN e o Professor Silvinho, tendo como público-alvo crianças carentes do Bairro Felipe Camarão, em Natal.




Entre as atividades desenvolvidas no Projeto SEGURARTE estão a educação ambiental, prática de pintura em tela e desenho artístico, oficinas de teatro, passeios ecológicos e exposições culturais.

Fonteswww.pm.rn.gov.br/ e Blog Ambiental de Mossoró

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.