sexta-feira, 28 de maio de 2010

Verde que te quero ver.

Tribuna do Norte

"Árvore da Cidade" é derrubada


Publicação: 27 de Maio de 2010

A paisagem da Ribeira está diferente desde a manhã desta quinta-feira (27), com o fim trágico de parte da história de Natal. Em meio a diversas campanhas pela preservação da natureza e Natal sob a administração do Partido Verde, um dos principais símbolos da cidade, a “Árvore da Cidade”, foi derrubada depois de aproximadamente 206 anos de existência.
Rodrigo Sena

Câmara Cascudo fez diversas referências à árvore derrubada.

Decantada várias vezes por Luiz da Câmara Cascudo, que elegeu a árvore como a “Árvore da Cidade”, a castanhola ficava no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Silva Jardim. A retirada da árvore causou espanto e tristeza entre as pessoas que estudam a história de Natal. “Não sabia desse absurdo (derrubada da árvore). É uma árvore centenária, decantada várias vezes por Câmara Cascudo e que deveria ser respeitada em memória dele”, disse Jeanne Nesi, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte.
Para Jeanne Nesi, a derrubada da “Árvore da Cidade” representa a perda de um símbolo para a cidade e que nenhum problema justificaria a retirada da árvore. “Nós já temos tão poucos símbolos, porque tanta coisa já foi destruída. É uma grande perda histórica e não vejo o que justifique a derrubada. Acho que poderia se achar uma solução, qualquer que fosse o problema”, avaliou Nesi. Contudo, a Prefeitura disse que não havia outra coisa a se fazer.

 
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a retirada foi solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) porque a árvore já estaria morta, com um grave ferimento no caule e apresentava riscos de cair. A Semurb não confirmou a informação que partiu da Semsur e, até a noite da quinta-feira (27), não disse se realmente houve a determinação da derrubada da árvore
.
A remoção da árvore nas condições em que se encontrava, ainda segundo a assessoria, é uma obrigação da Semsur e está prevista no código de Meio Ambiente. Ainda não está definido o que será feito no local onde a árvore foi removida, mas a expectativa da própria Semsur é que uma nova árvore seja plantada no local.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.