segunda-feira, 24 de maio de 2010

Antigo CFAP, hoje CFAPM - Fonte Blog Link CFAPM - ST JOTA MARIA

O terreno do Estado, conhecido por Granja da PM, mas improdutivo, localizado na estrada da redinha, vigiado por cinco praças da Polícia Militar, desviados de suas atividades fins.

A COHAB-RN já havia ocupado cerca de ¼ do terreno, por concessão do Governo da época, Cortez Pereira, e se preparava para ampliar sua posse.

Por outro lado, a então SECRETARIA DE Segurança Pública, atual s Secretaria da defesa social foi autorizada, pelo governo Tarcisio Maia (26/08/1916 – 13/04/1998), a construir a nova sede do DETRAN-Rn, nos terrenos ocupados pelo Corpo de Bombeiros

A PM RN necessitava, com urgência, de instalações onde pudesse funcionar o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, então confinados em três salas do QCG.

Após sucessivas reuniões entre o secretário de segurança Pública, Coronel João José Pinheiro Veiga, o Presidente da COHAB-RN, Dr. Ezequias Pegado Cortez e o Comandante Geral,, o mossoroense, Cel QEMA EIDER NOGUEIRA MENDES (24/08/1925), ficou acertado a transação que se segue, aprovada e aplaudida pelo governador Tarcísio Maia, E oficializada em convênio assinado no dia 27 de janeiro de 1975. Entre o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Secretaria de Planejamento, e a Companhia de Habitação Popular do RN, com a interferência da Polícia Militar do Estado.

A COHAB entregou à Companhia de Segurança Pública para construção da sede do DETRAN, um terreno de sua propriedade nas proximidades do Estádio Castelo Branco, atual João Machado.

A PM assegurou a posse do terreno ocupado pelo Corpo de Bombeiros, para construir ali o seu Quartel

A COHAB ocupou a maior parte dos terrenos da Granja da PM, para construção de casas populares e reservou 224 casas dessas casas, que foram vendidas a praças da PM.

A COHAB RN, com a importância correspondente ao valor do terreno da Granja da PM por ela ocupado, construiu as instalações do CFAP.

O Estado forneceu os recursos para complementar o CFAP, a COHAB construiu na área do CFAP, as instalações de um clube, que beneficia o bairro, mas de destinava, principalmente, à recreação dos componentes do CFAP e seus familiares.

Mais duas casas de melhor padrão de acabamento de três quatro, foram entregues à PM, pela COHAB, em troca de um terreno da PM em Caicó e outro terreno da SSP, nas proximidades da extinta Penitenciária João Chaves Dr. João Chaves, construída em 1968 e demolida em 2007, terreno este com valor equivalente às duas casas.

Fotos do Blog Dica Segura.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.