quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dicas de segurança para o turista


         Quem não gosta de viajar? Principalmente se a viagem for em férias, nos finais de semana prolongados que temos em abundância, ou mesmo aproveitando alguns momentos de folga daquela viagem de trabalho.       Viajar é muito bom, renova o espírito e rejuvenesce. E no nosso país, viajar está ficando mais em conta.
       Pois é, mas conheço algumas pessoas que fizeram viagens e infelizmente foram vítimas de assaltantes, batedores de carteiras e pessoas do gênero como os velhos golpistas. Pensando assim, discorremos agora sobre algumas dicas de segurança para o viajante no sentido de que o mesmo não se torne mais uma vítima de aproveitadores que nas nossas capitais frequentam os lugares de maior movimentação de pessoas.
        Uma primeira recomendação que fazemos é que se for viajar através da compra de pacotes turísticos, procure antes fazer uma análise do histórico da empresa, realizando se possível, contatos com pessoas conhecidas que já utilizaram e qual a opinião delas. Contrate sempre uma agencia com longo tempo no mercado, assim, evitará problemas como cancelamento de viagens, acomodações inferiores ao que foi contratado e coisas do gênero. O código de Defesa do Consumidor oferece garantias contra tais abusos, pois de acordo com o seu artigo 6º no inciso III, todo o consumidor tem direito:
III a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
          Em caso de haver necessidade de troca de moeda em viagens internacionais, sempre buscar as casas mais conhecidas, geralmente há em “shoppings centers” ou outros centros comerciais, de preferencia, troque mesmo antes de iniciar a viagem na sua própria cidade verificando sempre as normas fiscais e aduaneiras. É possível ainda, de acordo com o banco utilizado, usar uma espécie de cartão de crédito pré-pago para a viagem.
       Quando estiver se locomovendo em lugares novos e fora do grupo, procure não sair com jóias e objetos de valor que chamem a atenção, pois nos grandes centros, nos principais logradouros, há sempre a figura do descuidista que pode agir rapidamente.
         Não deixar bolsas, máquinas fotográficas, celulares ou sacolas sem que alguém fique cuidando, pois os espertos agem em questão de segundos e geralmente, nesta modalidade de furto, existe sempre alguém dando cobertura. Para evitar assaltos, uma boa dica é que as pessoas procurem não andar sozinhas ou em lugares pouco movimentados, mantenha-se se sempre alerta e vigilante quanto ao movimento em redor.
          Como nenhum turista anda sem dinheiro, é melhor colocá-lo em local mais seguro possível, evitando assim que seja surpreendido. Também nunca ande com todo o dinheiro em um único lugar. Divida-o em pequenas frações devendo ser apenas o suficiente para o consumo diário. Também nunca deixe grandes quantias nos apartamentos dos hotéis, muito embora sejam sempre rígidas as fiscalizações, há casos em que pode haver furtos. Prefira sempre sacar nos caixa eletrônicos mais seguros e iluminados.
        Toda cidade turística tem seu aparato e recepção ao turista, por isso, preferencialmente, se tiver que solicitar informações, fazê-lo em balcões especializados para atendimento, estabelecimentos comerciais ou mesmo consultar policiais que se encontrem de serviço, eles saberão lhe orientar adequadamente.
        Como se sabe, é importante sempre ter consigo algum documento de identificação, até por questões de saúde, portanto, andar sempre com algum tipo de documento oficial. Um bom conselho é que você anote sempre o endereço do local onde está hospedado e telefones de contato, também é razoável ter o nome e contato de pessoas de sua cidade de origem.
      O turista deve ser cauteloso com pessoas estranhas que se mostrem muito receptivas, evitando, principalmente, consumir bebidas que lhe sejam oferecidas em locais fora do roteiro do grupo.
         Em caso de assalto, nunca reagir. Imediatamente depois, localize o primeiro policial que encontrar no serviço e peça para ser conduzido à delegacia do turista local.
          Como sabemos, nós cidadãos podemos muito ajudar o poder público através de suas forças policiais a desempenharem com mais afinco suas atividades profissionais, para tanto, basta que tomemos ações simples que podem ser bastante úteis na colaboração para uma segurança pública melhor.

img web

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.