segunda-feira, 29 de abril de 2013

2400 suspeitos são presos em quatro meses na Grande Natal. Divulga PMRN



Balanço foi divulgado na manhã desta segunda (29) pelo comando da PM.
De janeiro à 28 de abril, também foram apreendidas 230 armas de fogo.

Igor JácomeDo G1 RN
  •  
Presos tentaram fugir do Núcleo de Custódia de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Mais de 2.400 suspeitos foram presos na Grande Natal este ano (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
 comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, divulgou na manhã desta segunda-feira (29) um balanço parcial de suspeitos presos pela corporação e armas de fogo recolhidas das ruas da Grande Natal. De acordo com ele, somente neste final de semana, 33 pessoas foram detidas e 22 armas de fogo apreendidas. No total, de 1º janeiro a 28 de abril deste ano, são 2.412 suspeitos conduzidos às delegacias e 230 armas de fogo retiradas de circulação durante as ações da PM na região metropolitana da capital.
Ainda de acordo com o comandante, 230 armas foram apreendidas entre 1º de janeiro e o último domingo (28). No mesmo período do ano passado (de 1º de janeiro a 30 de abril), a PM havia apreendido 181 armas - crescimento de 27%. “É impressionante! Quanto mais a gente apreende, mais armas aparecem”, observou o comandante.
Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)Francisco Araújo, comandante geral da PM no RN
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
“Estas prisões e apreensões vão representar uma diminuição dos crimes”, comemorou o comandante. “Se você parar para pensar, é muita arma”, frisou Araújo ao G1. Entre as apreensões realizadas neste final de semana, estão revólveres, pistolas e dois rifles - sendo um deles de imitação, fabricado artesanalmente.
Quanto ao número de prisões, o crescimento foi menor, "porém significante", ressaltou Araújo. “De 1º de janeiro a 30 de abril de 2012, foram 2.300 prisões somente na Grande Natal”, relatou o comandante. "E de 1º de janeiro até este domingo, dia 28, a PM já havia prendido 2.412 pessoas na região. Um aumento de 4,8%", acrescentou.
As prisões ao longo deste último final de semana aconteceram durante operações nos bairros de Mãe Luiza e Rocas, em Natal, e nos municípios de São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, na região metropolitana da capital. Segundo o comandante, em Mãe Luiza e São José os policiais contaram com o apoio do helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública do RN.
Helicóptero Potiguar 1 foi usado nas operações da PM  (Foto: Canindé Soares)Potiguar 1 foi usado em operações realizadas pela
PM na Grande Natal (Foto: Canindé Soares)
Abril
A PM também divulgou um balanço do mês de abril. Segundo os dados repassados, 84 armas de fogo foram retiradas de circulação, além de 474 munições de diversos calibres, simulacros (imitações) de armas de fogo e um colete à prova de balas.
A maior apreensão ocorreu na última semana. Ao todo, foram 33 armas de fogo e aproximadamente 200 munições apreendidas entre os dias 22 e 28 de abril. Com as apreensões, a polícia contabilizou uma média de três armas apreendidas por dia em todo o estado e aproximadamente 17 munições por dia nos vinte e oito dias decorridos de abril até o último domingo.
A PM ainda capturou 29 foragidos da Justiça que possuíam mandados de prisão em aberto. De acordo com a corporação, 61 veículos roubados foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.