sexta-feira, 3 de junho de 2011

11º BPM, servindo e protegendo.



                  Através do decreto governamental de número 21.611, datado 07 de  abril  de 2010  o 11º Batalhão de Polícia Militar foi concebido na estrutura básica da Polícia Militar. O ato foi publicado no Boletim Geral da Corporação de número 065 em 12 de abril de 2010. Um acontecimento muito comemorado pela população da área protegida e pelos policiais que trabalham na unidade.
Assim se pronunciou oficialmente o Governo do  Estado Rio Grande do Norte quando da criação da nova unidade policial: o governador usando das atribuições que lhe conferem o inciso V do artigo 64, da Constituição Estadual e o artigo 46, da Lei Complementar nº. 090, de 04 de janeiro de 1991, modificado pelo artigo 6º, da Lei Complementar nº. 218, de 18 de dezembro de 2001, decreta a criação da Unidade Policial Militar.
No artigo primeiro do ato temos a fundação propriamente dita sendo criado na estrutura básica da PM-RN o 11º BPM que é órgão de planejamento e de execução de ações policiais ostensivas de segurança pública, com sede na cidade de Macaiba, neste Estado e responsável por uma vasta área de atuação.
Pelo artigo segundo do decreto vislumbramos a área geográfica de atuação do Batalhão que compreende os municípios potiguares de Macaíba, Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-mirm e Extremoz, competindo-lhe como missão oficial, preservando a filosofia de policiamento comunitário e serviço pró-ativo em toda sua atuação: atuar preventivamente como força de dissuasão em locais passíveis de perturbação da ordem; atuar repressivamente em caso de perturbação da ordem; cooperar com as atividades das demais unidades operacionais da Polícia Militar e com outros órgãos nas ações de prevenção e repressão da criminalidade e realizar outros encargos previstos no artigo 2º. da Lei Complementar nº. 090, de 04 de janeiro de 1991, lei que organiza a PM-RN.
Na estrutura organizacional da Unidade  constituem elementos de execução do 11º  Batalhão de Polícia Militar a 1ª. Companhia de Polícia Militar, com sede em Macaíba; a 2ª Companhia de Polícia Militar, com sede em São Gonçalo do Amarante e a 3ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Ceará-Mirim, um Pelotão Destacado, com sede em Extremoz e um Pelotão Destacado com sede em Vera Cruz. Todas elas comandadas por oficiais do mais alto gabarito na Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.
A antiga Companhia Independente de Polícia Militar, prevista na estrutura do Comando de Policiamento do Interior, com sede em Macaíba, passou a ter agora sua sede na cidade de João Câmara e sua área de emprego compreende também os municípios de Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Ielmo Marinho, Jardim de Angicos, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Pureza, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros.
A Companhia Independente de João Câmara, também beneficiada pela criação do 11º BPM, pois passou de Companhia simples para uma um departamento independente com status de Batalhão teve sua área dividida em Pelotões distribuídos do seguinte forma: primeiro Pelotão, sediado na cidade de João Câmara; segundo Pelotão, sediado na cidade de Touros; terceiro Pelotão, sediado na cidade de Maxaranguape; quarto Pelotão, sediado na cidade de Taipu. Com  isso quem tem ganhado é a sociedade potiguar, todavia, ainda é preciso maiores investimentos.
Como podemos verificar, a estrutura de toda a Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte tem sido modificada a cada ano, pois a segurança pública a cada dia precisa ser melhorada para não andar a reboque da criminalidade que nos grandes centros urbanos e em suas áreas conurbadas tem aumentado significativamente. Esse aumento gritante da criminalidade, em grande parte movida pelo seu motor mor, a expansão significativa das drogas tem assustado a sociedade como um todo, todavia existem  fatores outros como a falta de oportunidades de desenvolvimento sócio econômicos da população em geral que contribuem para uma sociedade que clama por segurança.
Por isso, ações como estas que criam unidades operacionais devem ser fomentas pelo poder público, não somente em equipamentos mais principalmente pela valorização do policial e da policial militar que estão diuturnamente arriscando a vida pela sociedade. A força pública do Estado do Rio Grande do Norte, a Polícia Militar é um órgão do Estado que desde sua fundação, 27 de junho do ano de 1834 está presente nos 167 (cento e sessenta e sete) municípios potiguares durante vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e o ano inteiro. Por isso merece toda a credibilidade e valorização pela sociedade organizada e principalmente do poder público
.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.