terça-feira, 13 de abril de 2010

Mudanças operacionais na segurança pública ostensiva.

      Medidas moralizadoras e ações administrativas e operacionais de choque de ordem e gestão. Essas são as principais propostas apresentadas para o corpo do oficialato da Polícia Militar do nosso Estado.

     Em reunião acontecida neste dia 13 de abril do corrente ano iniciada por volta das 09:40h no salão nobre do Quartel do Comando Geral da PM, o atual comandante da PM apresentou seu plano de ação enquanto gestor da maior Organização de segurança ostensiva do Estado. Podemos considerar positivas as ações propostas a serem implementadas a curto prazo na estrutura organizacional da PM-RN.

      Entre as medidas apresentadas, podemos destacar a divisão da organização do policiamento ostensivo no Estado, com a criação de mais três Comandos de regiões ligados ao Comando do Policiamento do Interior (CPI), onde cidades pólos regionais como Mossoró, Caicó e Nova Cruz, contarão com um comando descentralizado mas sempre se reportando e sendo subordinado ao CPI. Afora estes comandos, ganha vida legal o próprio Comando do Policiamento Metropolitano, abrangendo os municípios que integram a chamada Grande Natal na lide do policiamento ostensivo. Conforme palavras do atual comandante, todos estes municípios da área, já contam com viaturas novas para otimizar o atendimento ao público.

    Ainda dentro das propostas apresentadas, criou-se o Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), desmembrando-o do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que será unidade de pronto emprego, ficando em constante treinamento e pronto para agir nas situações mais críticas. Esta unidade ficará sob o Comando direto do próprio Comandante Geral. E quanto ao BPCHOQUE, este funcionará como segundo esforço ao policiamento ostensivo comunitário, sendo aplicado durante o dia nos corredores bancários e comerciais e após o horário de fechamento do comércio, deslocam-se as Patrulhas Táticas Móveis (PATAMO) para os bairros para dar apoio às demais unidades móveis de polícia.

     Criação da Companhia Independente de Apoio ao Turista, CIPTUR, que será encarregada de fazer o policiamento ostensivo nas áreas de maior concentração de turistas no Estado; Criação da Companhia Independente de Policiamento do Guardas que terá como missão a guarda externa e escoltas de pessoas presas no âmbito do sistema estadual prisional, atuando na área da região metropolitana onde haja Cadeias Públicas, Centros de Detenção, CEDUCs, penitenciárias ou estabelecimentos congêneres.

     A capital do Estado está dividida em quatro grandes áreas de policiamento, cada uma delas tendo um Batalhão e suas respectivas companhias e demais subunidades com a missão de reforçar e otimizar o emprego do policiamento ostensivo motorizado em bases ou a pé, melhorando as condições de segurança para as comunidades.

     Com a chegada iminente das competições internacionais, criou também o Regimento de Polícia Montada (RPMONT), melhorando o atual Esquadrão de Policiamento Montado (EPMONT) e aumentando o efetivo policial e também o plantel de eqüinos em atividades. Cidades como Parnamirim contarão com seu próprio (EPMONT).

     Além destas propostas, anunciou o Comandante que em sua gestão, a medida a qual achamos a mais importante, a de que todos os praças serão devidamente valorizados. Para tanto estão trabalhando no plano de carreira dos policiais para que estes ao adentrar através de concurso público na Polícia Militar tenham perspectivas de melhorias e ascendência profissional. Este planejamento dentro em breve estará sendo enviado para o legislativo para a devida criação e aprovação pelo Governo do Estado. Esta proposta foi uma das mais comemoradas, pois com se sabe hoje, as promoções dos praças demoram a acontecer e com o novo projeto, quem entra hoje como Soldado PM, tem a perspectiva de ascender profissionalmente e em tempo razoável.

     Falou ainda o Comandante que iria implementar a Ronda Escolar, onde um grupo de policiais lotados na Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED), estarão em constante patrulhamento nas escolas de Natal, Parnamirim e Mossoró, atendendo, prevenindo e se for o caso, reprimindo condutas incompatíveis com a ordem pública no âmbito das unidades educacionais protegidas. Para isso o Governo está disponibilizando quinze viaturas novas devidamente caracterizadas todas contando com os equipamentos apropriados para o patrulhamento e segurança escolar.

     Enfim, ansiamos que as mudanças possam de fato sair do papel e irem para o campo prático, pois todos nós, policiais militares da ativa ou da reserva, familiares e demais pessoas da sociedade civil organizada precisamos de melhores condições de segurança pois de há muito almejávamos melhorias no arcabouço administrativo, jurídico e operacional do policiamento ostensivo e, por conseguinte melhorias consideráveis na segurança pública.

     Todos nós sem exceção desejamos que estas ações desde já surtam os efeitos esperados o mais e nos colocamos a inteira disposição para fazer valer esta propostas.



Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.