domingo, 11 de abril de 2010

O Globo On Line - Tragédia no Rio

Solução
Prefeito Eduardo Paes anuncia remoção imediata de moradores de comunidades do Rio

Publicada em 11/04/2010 às 13h49m

Anna Luiza Santiago, Juliana Câmara e Ludmila Curi
RIO - O prefeito Eduardo Paes anunciou a remoção imediata de famílias de pelo menos oito comunidades do Rio. Mais de quatro mil pessoas serão retiradas do Morro do Urubu (entre Tomás Coelho e Pilares); na comunidade dos Prazeres, no Morro do Fogueteiro, na comunidade São João Batista, no Cantinho do Céu e no Pantanal (todos em Santa Teresa); na comunidade Laboriaux, na Rocinha; e no Parque Columbia.
As famílias vão receber o aluguel social, que subiu de R$ 250 para R$ 400. Algumas casas já serão demolidas nesta segunda-feira. Segundo Paes, para os moradores do Prazeres e do Fogueteiro, o governo estadual liberou a área do antigo presídio da rua Frei Caneca para a construção de cerca de 2.200 unidades habitacionais. Já os moradores do Urubu receberão casas pelo programa "Minha casa, minha vida", do governo federal. Quem sai do Cantinho do Céu e do Pantanal vai participar de um programa de aquisição assistida de imóveis, com o apoio da prefeitura. Por fim, os que forem removidos do São João Batista serão indenizados no valor do imóvel, mais 40% do valor.

O prefeito também informou que a Light vendeu um terreno em Triagem, pela metade do valor, e que deve ser usado pela prefeitura para receber outras famílias. O trabalho de reassentamento das famílias de áreas de risco no Rio começou no último sábado, com a transferência de alguns moradores do Morro do Urubu para abrigos. Na tarde deste domingo, Eduardo Paes visita a comunidade. Nesta segunda-feira, o prefeito lança um projeto detalhado com todo o planejamento para o reassentamento.

Também neste domingo, Eduardo Paes disse em seu Twitter que vai cancelar multas aplicadas por agentes de trânsito durante o caos que tomou conta do Rio por conta das chuvas. A medida suspenderia as multas de trânsito conferidas da segunda-feira passada à última sexta-feira.
"Alguns agentes de trânsito sem bom senso multaram na enchente. Todas as multas de segunda a sexta serão canceladas".



Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.