domingo, 18 de abril de 2010

DNONLINE - Novos senadores do RN

18/04/2010 - 08:56
Atualizada em: 18/04/2010 às 08:56

Rio Grande do Norte terá novos Senadores a partir de junho

Os três senadores do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), que tentam reeleição ao Senado Federal, e Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao governo do estado, deixam os cargos em junho, para iniciar campanha eleitoral. Com a licença, assumem os suplentes, que diferente dos demais cargos legislativos, não tem seu nome submetido ao aval das urnas. Junto com os novos senadores, surgem as dúvidas de como será a atuação no Senado, tendo em vista que nem todos seguem a mesma orientação partidária dos que estão deixando o cargo.
No RN, apenas José Agripino e seu suplentes, o pecuarista José Bezerra Júnior, estão no mesmo partido. Por esta razão, Agripino não parece preocupado em dar orientações. "Não tenho nenhuma orientação específica, até porque ele tem suas próprias convicções e vai seguir as orientações partidárias", disse o senador. Nos outros casos, os senadores Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini estão diante de suplentes de legendas divergentes. O primeiro, será substituído pelo ex-deputado                                                                                                                         (foto ilustrativa)
João Fautino, que integra o PSDB, partido que faz oposição ao governo Lula, atuando, dessa maneira, de forma contrária à linha de pensamento seguida por Garibaldi.
Mesmo assim, o senador declarou que se sente à vontade com João Faustino, mas não irá passar orientações de como ele deve agir, nem pedir para que siga suas posições. "A orientação quem dá é ele, que será o titular e entende o que deve ser feito. Acredito que ele tem o espírito público para votar as matérias que atendam as necessidades do país. Não vou exigir nada de João Faustino, até porque ele faz parte de um partido de oposição. Mas tenho total confiança de que ele fará o melhor. Não vou ficar acompanhando a atuação dele, pois sua posição é soberana", afirmou Garibaldi, que vai se licenciar no dia 8 de junho.
João Faustino, por sua vez, disse que de fato, não definiu como será sua atuação, alegando que ainda tem muito tempo para pensar nisso. "Antes de qualquer coisa,substituir Garibaldi é uma grande responsabilidade, tendo em vista a figura política tão importante que ele é para o Rio Grande do Norte. Competente e com um grande espírito público. Mas fui parlamentar por 16 anos e não chego ao exercício do cargo sem experiência. Conheço o parlamento brasileiro, já fui líder partidário e vou conduzir minha atuação de tal forma que possa ser compatível com o trabalho que recai sobre minha responsabilidade", declarou.
Outro caso semelhante é o da senadora Rosalba Ciarlini, que será substituída no Senado por um integrante de uma legenda contrária. O ex-deputado Garibaldi Alves, filiado ao PMDB é o primeiro suplente da senadora e também deve atuar segundo as convicções políticas do seu partido. Rosalba anunciou que sairá de licença do cargo após a convenção partidária que definirá seu nome como candidata ao governo do estado. "É difícil se dedicar a uma eleição sem me ausentar do Senado. Sou presidente de uma Comissão importante que é a CAS - Comissão de Assuntos Sociais que tem uma demanda grande. Não poderei ficar me dividindo entre o estado e Brasília. Vou optar pelo licenciamento. Para me dedicar de forma plena à campanha que irá se suceder", disse Rosalba

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.