quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso Superior de Polícia Realiza o curso de tiro defensivo - Método Giraldi


CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SD PM JEOVANI
Cel PMRN Francisco Belarmino Dantas Júnior, primeira aula teórica da Disciplina de Tiro Defensivo na preservação da Vida, para os discentes do CSP.
Cel PMRN Francisco Belarmino Dantas Júnior, primeira aula teórica da Disciplina de Tiro Defensivo na preservação da Vida, para os discentes do CSP.
  
O "Tiro Defensivo na preservação da Vida", "Método Giraldi", tem por finalidade preparar o policial para utilizar seu armamento com técnica, tática, psicologia e dentro dos limites das Leis, em defesa da sociedade, tendo como prioridade a preservação da vida, a começar pela sua e das pessoas inocentes, e também daquelas contra as quais não há necessidade de disparos, livrando-o, assim, de pesados processos e condenações, e como ultima alternativo o disparo dentro da legalidade, observando os princípios da necessidade, oportunidade, proporcionalidade e qualidade, com o propósito de tentar paralisar uma ação violenta e covarde, por parte do agressor, contra a vida de alguém inclusive a sua.

Não basta o policial saber o que tem de fazer tem que estar condicionado a fazer não basta saber atirar tem que saber quando atirar e saber executar procedimentos, isto porque, na quase totalidade das vezes, procedimentos, e não tiro, é que preservam vidas e solucionam problemas.

A Lei é seu limite a vida sua prioridade o disparo sua última alternativa. Tudo aquilo que for possível solucionar sem disparo assim será.

O "método" tem como principal fundamento condicionamento e a experiência anterior, a serem obtida pelo policial em treinamentos imitativos da realidade, antes de se envolvido com o fato verdadeiro. Sem esse condicionamento e essa experiência anterior ele se perderá diante de um fato novo grave, principalmente se a morte estiver presente, como normalmente estar.

Fonte: Diretoria de Enino da PM-RN.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.