Folha.
Uma corte americana de apelação decidiu nesta quarta-feira que o serviço militar dos Estados Unidos pode manter a proibição de gays assumidos em seus quadros temporariamente, enquanto o processo tramita na Justiça.
A política conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" ["Não pergunte, não conte", em tradução livre], em vigor há 17 anos, determina que as Forças Armadas não devem perguntar aos militares sobre sua orientação sexual, e os miltares não devem divulgá-la.
Governo dos EUA apela de derrubada de proibição de gays no serviço militarA Corte de Apelações de São Francisco aceitou um pedido do governo de Barack Obama para congelar temporariamente a decisão de uma juíza federal.
A juíza Virginia Phillips, de Riverside, Califórnia, considerou a proibição de gays assumidos no serviço militar uma regra inconstitucional e ordenou que, a partir de 12 de outubro, os militares parassem de aplicá-la.
Na segunda-feira (18), a juíza rejeitou um pedido do governo para suspender sua decisão temporariamente. O Departamento de Justiça do governo, então, recorreu a uma corte de apelações.
Mario Tama/Getty Images/AFP O ativista gay Dan Choi procurou um centro de recrutamento militar em Nova York para se realistar
O governo de Obama diz ser a favor de derrubar a proibição de gays assumidos no serviço militar --essa foi uma das promessas de campanha em 2008--, mas quer que isso aconteça apenas depois de uma revisão cuidadosa e de uma ação do Congresso. O governo defende que derrubar essa política por meio de uma ordem judicial e de forma imediata traria um problema ainda maior para as Forças Armadas.
Manter a decisão da juíza em vigor agora "criaria uma incerteza tremenda sobre a situação dos membros do serviço que podem revelar sua orientação sexual confiando na decisão e mandado da corte distrital", afirmou o Departamento de Justiça dos EUA em sua última apelação.
"Desenvolver treinamento e orientação apropriados efetivamente com respeito a uma mudança de política vai demandar tempo e esforço", acrescenta o pedido. "O mandado da corte distrital não permite tempo suficiente para tal treinamento ocorrer, especialmente para comandantes e militares servindo em combate ativo."
A decisão da juíza fica suspensa temporariamente, enquanto a Corte de Apelação avalia uma suspensão de longo prazo. Se esse pedido for negado, o governo deve pedir uma revisão à Suprema Corte dos EUA.
ALISTAMENTO GAY
Ontem, o serviço militar americano tinha começado a aceitar inscrições de candidatos assumidamente gays pela primeira vez na história dos Estados Unidos.
O Pentágono informou nesta terça-feira que seus recrutadores foram instruídos a aceitar inscrições de gays e lésbicas assumidos. "Os recrutadores receberam instruções, e eles vão aceitar inscrições de candidatos que se assumem abertamente como gays ou lésbicas", disse Cynthia Smith, porta-voz do Pentágono.
Eles também foram instruídos a informar potenciais recrutas que essa alteração na política pode ser revertida a qualquer momento, dependendo das decisões judiciais, disse a porta-voz. O Pentágono alerta que normalmente leva semanas ou meses para processar um pedido de alistamento --tempo suficiente para uma reviravolta na Justiça.

"Eu não pretendo mentir sobre minha identidade ou família em nenhuma parte do meu serviço."
LEI
A regra da era de Bill Clinton permite que homossexuais sirvam em segredo, mas expulsa aqueles que divulguem sua orientação sexual. Mudar a lei foi uma das promessas de Barack Obama em sua campanha presidencial em 2008.
Antes da lei, as Forças Armadas baniram os gays completamente e os declararam incompatíveis com o serviço militar.
Joel Page/Reuters - 20.set.10
A cantora Lady Gaga participou de protesto em Portland, no Maine (EUA), contra a proibição de gays no Exército

ELEIÇÕES
O debate vem em um momento difícil para Obama e seus aliados democratas no Congresso, que correm o risco de perder o apoio da comunidade gay, um eleitorado importante, enquanto lutam para contar uma possível retomada republicana nas eleições parlamentares de 2 de novembro.
Os republicanos, muitos dos quais se opõem fortemente aos gays servindo abertamente no Exército, tentam conquistar votos em suas bases conservadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário