quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Secretaria Nacional de Segurança observa Instituições de Ensino do RN

Nominuto

Rio Grande do Norte é o nono Estado a ser visitado pela Comissão que está percorrendo as cidades que serão sedes da Copa do Mundo 2014.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Distrito Federal, enviou uma Comissão de Observação Externa ao Rio Grande do Norte para observar a qualidade das Instituições de Ensino da Segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil). O representantes da Senasp estão em território potiguar desde a segunda-feira (17).
Eles cumprem o cronograma do Programa de Construção de Padrões de Qualidade destinado as Instituições de Ensino de Segurança Pública (IESP) do país. As Instituições que recebem a visita de observação das consultoras têm maior possibilidade de se auto conhecerem afim de buscarem uma maior organização administrativa pedagógica visando a ampliação da excelência de suas ações educativas.
O Rio Grande do Norte é o nono Estado a ser visitado pela Comissão que está percorrendo as doze cidades do país, escolhidas para sediar grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Em Natal, as consultoras Rose Mary Gimenez e Viviane Pereira Peixoto Sousa, responsáveis pelas análises pedagógicas de projetos de cursos presenciais, estão reunidas com os representantes das áreas de Gestão e de Ensino das Instituições, realizando visitas de observações focadas nas ações educativas desenvolvidas pelas áreas de planejamento e ensino.
Além disso, eles analisam as condições de manutenção das estruturas físicas nas dependências administrativas e de ensino, recursos humanos e materiais, a articulação institucional, valorização profissional, entre outros aspectos.
De acordo com a consultora Rose Mary Gimenez, a presente visita busca, num contexto geral, observar a realidade das Instituições de Ensino da Segurança Pública Nacional, realizando um levantamento das práticas de ensino bem sucedidas indicadas para disseminação em âmbito nacional.
Esta é uma pesquisa inédita nas ações de segurança pública nacional. Tendo como exemplo o que já acontece nas Universidades Públicas e Particulares buscamos definir, através de critérios pré- determinados, formas de equilibrar justamente a distribuição dos recursos públicos nas Instituições de Segurança Pública do país. Também estamos a procura de grandes experiências exitosas para divulgação no território nacional”, disse a Consultora.
Durante as reuniões com gestores e servidores das áreas administrativa e pedagógica, das Instituições de Ensino, ligadas a Segurança Pública no país, os membros da Comissão realizam entrevistas semi-estruturadas agendadas com servidores, docentes e alunos dos eventos de ensino, em execução, para subsidiar a elaboração de um parecer conclusivo que fará a integração das informações e dados coletados nos doze Estados visitados, estabelecerá ações mediadoras de padronização nacional de qualidade, servirá como referência para a distribuição de recursos federais, além de contribuir para a implementação de uma metodologia de acompanhamento destas Instituições.


A Comissão de Observação Externa (COEx) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) permanecerá em Natal até a próxima sexta feira, dia 22, visitando as instituições locais. Os Estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo ainda serão visitados pelos membros do Programa de Construção de Padrões de Qualidade destinado as Instituições de Ensino de Segurança Pública (IESP) do país.
O relatório da Comissão será finalizado no mês de novembro, quando está previsto a criação de um selo de qualidade, que servirá para referenciar os níveis de eficácia e eficiência das ações desenvolvidas nas instituições de ensino nacional.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.