domingo, 14 de março de 2010

PM-RN: Central de Escoltas de Pessoas Presas.

     Criada em novembro do ano de 2006, a denominada Central de Escoltas de Pessoas Presas (CEsPP) do Sistema Prisional, ligada operacionalmente ao Comando do Policiamento Metropolitano e ao 4º Batalhão de Polícia Militar, tem como missão escoltar com segurança e dignidade pessoas custodiadas, propiciando aos órgãos da administração judiciária condições adequadas para a realização da justiça.
     Comanda atualmente a Subunidade e desde a sua fundação o Capitão PM-RN Mairton Dantas Castelo Branco, também gestor do Complexo Penal Dr. João Chaves em Natal-RN.
Quanto aos fundamentos de criação da CEsPP fora motivada por uma necessidade administrativa do Estado do Rio Grande do Norte quando a  Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania  recebera a determinação governamental de cumprir gradativamente a meta do Governo do Estado de se retirarem presos das Delegacias para que a Polícia Civil pudesse desenvolver seu trabalho investigativo com maior eficiência. diante da situação,  planejou-se a criação da CEsPP que é encarregada de todo o traslado de pessoas presas no âmbito da capital, tanto das unidades prisionais quanto das delegacias de polícia que ainda contam com presos.

     No seu transcurso de tres anos, a CEsPP já contabilizou mais de seis mil audiências realizadas para todas as varas criminais, juizados e especiais da Capital bem como para comarcas do interior, inclusive para outros Estados, isso sem contar com transferencias, encamiinhamentos para unidades hospitalares bem como outras saidas permitidas pela Lei 7.210/74, Lei de Execução Penal.
     Hoje a CEsPP dispõe de dois veículos tipo cela para o recambiamento das pessoas custodiadas além de uma Blazer que auxilia nas audiências e demais serviços operacionais de segurança e escoltas. Contudo, estão previstos maiores investimentos em material e no pessoal da CEsPP, como aquisição de uniformes.
     Os membros da CEsPP usam uniforme preto operacional, o que propicia maior segurança e visibilidade quando dos deslocamentos. Claro que ainda faltam alguns detalhes para que a Unidade de Escoltas possa melhorar os seus trabalhos mas, graças ao empenho de seus profissionais, Agentes Penitenciários e Policiais Militares, todo o serviço vem saindo a contento e a equipe formada por vinte e cinco profissionais vem colhendo elogios dos órgãos da justiça criminal e tem deveras trabalhado incansavelmente para que seja feita a justiça nesse Estado.
     O endereço operacional da CEsPP é na Avenida Itapetinga, s/nº, Conjunto Santarém, Bairro Potengi, Natal-RN e o telefone de contato e também de faxsímilie é o (84) 3232-0169.
     Operam diretamente com o público, interagindo com as varas criminais e agendando deslocamentos os 3º Sargento PM Olavo e Joás, os quais tem nesses anos de funcionamento da Central de Escoltas se empenhado sempre para que a missão possa ser cumprida a contento e dessa forma se eleve o nome da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no desempenho dessa atividade especial que é o traslado com segurança de pessoas presas.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.