quarta-feira, 10 de março de 2010

Nominuto e as notícias do sistema penitenciário

Para Sejuc, policiais civis não têm de que reclamar

Em relação aos presos em delegacias, coordenador do sistema penitenciário afirma que nenhum policia está fazendo trabalho de carcereiro.

Por Thyago MacedoTamanho do texto: A ImprimirVlademir Alexandre

Capitão José Deques, coordenador do sistema penitenciário.

Saiba mais

RN tem déficit de 7 mil policiais civis, de acordo com sindicatoA principal reivindicação do Sindicato dos Policiais Civis do RN, que ameaça entrar em greve, de acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, não tem mais fundamento. O coordenador do sistema penitenciário, capitão José Deques, afirma que atualmente nenhum policial cuida de preso.
“Eu quero que eles digam onde é que agentes estão trabalhando como carcereiros. Nós assumimos a responsabilidade das delegacias de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Em todas, agentes penitenciários estão cuidando dos presos”, comenta.
A questão foi levantada na manhã desta quarta-feira (10) pelo vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Djair Oliviera. Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, ele afirmou que esse continua sendo o principal ponto da pauta de reivindicações que será levada ao governo nesta quinta-feira (11).
De acordo com Djair, nas negociações em dezembro do ano passado, o Estado tinha dato até o dia 4 de março deste ano para retirar todos os presos das delegacias. “O prazo venceu e ainda temos delegacias abrigando presos”, informou.
O coordenador da administração penitenciária confirmou que realmente presos ainda estão em delegacias, mas, segundo ele, isso acontece porque a Delegacia Geral ainda não disponibilizou as carceragens de unidades como a Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov) e o 3º Distrito Policial, no Alecrim
“Eles ficaram de nos repassar a carceragem dessas duas delegacias, como ainda não fizeram, infelizmente, não temos para onde mandar os presos”, disse.
Concurso

Outro ponto levantado pelo vice-presidente do Sinpol-RN é a convocação do concurso público da Polícia Civil. Djair Oliviera criticou a demora e ainda citou o atual déficit de 7.150 policiais no Estado.
Sobre este assunto, o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, que a Degepol tem feito esforço para convocar todos os aprovados e que eles comecem logo a fazer o curso de formação.
“É justamente isso que vamos negociar na reunião de amanhã [quinta-feira] com o governo. Vamos decidir se serão convocados todos ou apenas uma parte. Por enquanto, não podemos adiantar nada, só depois desse encontro. Mas, posso garantir que nosso objetivo é chamar todos”, declarou.
Em relação ao déficit de policiais no Estado, citado pelo Sinpol-RN, Elias Nobre ressaltou que ele existe porque o último concurso para delegado tinha sido realizado há 14 anos, enquanto para agente tinha sido há 10 anos.
“Então, claro que existe uma defasagem, mas, o governo mesmo com as dificuldades conseguiu realizar esse concurso. Agora, com a formação desses novos policiais certamente teremos um grande salto de qualidade no trabalho de segurança pública no Rio Grande do Norte”, comentou.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.