quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PMs vítimas do descaso

Heróis vítimas do descaso.


               Nos últimos meses no Rio Grande do Norte temos presenciado tragicamente a morte ou a ofensa física de servidores da segurança pública ostensiva. Isto nos preocupa bastante porque de quem mais se cobra responsabilidade pela própria resposta à sociedade pela segurança pública, de repente também se vê vítima de ação, premeditada ou não, de meliantes aptos a praticarem o mal, ou nos dizeres bíblicos, sempre prontos para roubar, matar e destruir.
               Mas quem protege os que protegem? Será que nossos guardiães que realmente são preparados para a defesa da sociedade e do próximo estão aptos para defenderem a si próprios quando da ocorrência de conflitos? Temos aquele velho jargão de que em casa de ferreiro o espeto é de pau. A gente nunca sabe, no mundo de hoje, quando a violência pode aparecer. Não falo somente da violência física do meio urbano, das drogas, mas principalmente a violência não sentida pois é imposta ao próximo sem sequer se perceber, como o é o da fome; da falta de emprego, da má distribuição de rendas, desvio do erário público que causa enormes prejuízos àqueles que mais necessitam e outros tipos de violência que afloram finalmente na violência material e física.
               Voltando ao cerne: em menos de um mês presenciamos valorosos policiais abatidos em serviço. Primeiro tivemos o caso da linha 33 onde o heróico soldado tombou em defesa da sociedade e um sargento da PM também foi seriamente ferido. Depois também de forma não menos trágica, tivemos a morte do policial herói em estrito cumprimento do dever legal em Baia Formosa e outro gravemente ferido. Por último, em um momento de lazer e entretenimento, aliás, frise-se, raros momentos estes, pois o PM trabalha numa escala estressante e pouco tempo dispõe para a família, vemos um oficial dos mais gabaritados sesquicentenária instituição policial-militar, ser alvejado por meliante sedentos de ações maléficas.
               Quando a sociedade brasileira pergunta quanto percebe um policial militar para o exercício árduo, estressante e perigoso do serviço ostensivo da segurança pública e quando vem a resposta que o salário deste cidadão, que jura defender o próximo mesmo com o risco da própria vida, soa como uma comédia. E ainda há pessoas que dizem que o policial militar não merece o soldo que recebe.
Vimos ultimamente o estelionato que a câmara federal impôs aos policiais de todo o Brasil. Diante da proximidade da eleição de 2010, votaram e aprovaram por unanimidade em primeiro turno a PEC 300, proposta de emenda à Constituição que equipararia os salários das PMs de todo o Brasil com os valores pagos aos PMs de Brasília. Agora, depois do pleito, com a casa eleita por quatro anos  e com novo governo que aliás prometeu empenho na aprovação da PEC dos PMs, BMs e Civis, estão achincalhando a categoria policial militar, nem aí para o que ganha um PM no Brasil. E olha que levaram menos de cinco minutos para aumentarem os próprios salários em mais de sessenta por cento. Hoje um PM no Distrito Federal ganha um salário digno mas, por exemplo, no Rio de Janeiro onde a PM é a verdadeira força heróica da sociedade, tendo expulsado inimigos públicos e agora juntamente com os Bombeiros Militares, lutam para ainda salvar  os desalojados e vítimas das enchentes, percebem um salário que nem é bom comentar. Onde está a justiça nisso?
                        Pois é. Dois pesos e duas medidas. Enquanto uns arriscam as vidas diuturnamente, inclusive tombando, deixando para trás familiares, amigos, percebendo salários incompatíveis com a função, outros estão por trás de luxuosas escrivaninhas, dentro salas climatizadas, tomando cafezinho e água, ditando as regras do jogo e percebendo salários de fazer inveja à qualquer pessoa.
                           Já está na hora da própria sociedade se mobilizar e dar um basta nesta situação caótica. Chega de relegar profissionais que lidam com a vida arriscando a própria a um segundo plano. Também é sabido em nosso pais, sétima economia mundial, que não se investe seriamente em educação e saúde pública. O cidadão morre a míngua nos hospitais pelo Brasil afora e a educação é uma das piores do mundo.
               Que o exemplo dos policiais militares do RN e os tantos outros que tombam todos os dias em defesa da sociedade possa tocar na mente e no coração dos homens e mulheres que estão no poder deste país. Que estes heróis sejam realmente reconhecidos pelo serviço árduo, perigoso e dedicado que prestam. Tudo isto para que os nomes dos PMs que tombaram no Estado do Rio Grande do Norte não caiam no limbo das matérias mofadas da mídia e sejam esquecidos. É preciso urgentemente tomar providencias contra o crime que se alastra em nosso meio social e as providencias necessariamente passam pelo fiel reconhecimento da pessoa que se investe na qualidade de defensor ferrenho da comunidade.

      Foto da web

2 comentários:

Sandra Queiroz disse...

É amigo...política não é brincadeira. Quem paga a conta é sempre o povo.
Lamentavelmente, todos somos responsáveis pela omissão do poder público quando se trata de Segurança Púbica, Educação e Saúde!

Parabéns pela coragem e abordagem, cada um precisa fazer a sua parte.

Mairton Dantas Castelo Branco disse...

Obrigado pela mensagem de força. Continuaremos a levantar nossa bandeira.

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.