sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão de novo!


Apagão atinge estados do Nordeste e parte da região Norte do país



DE SÃO PAULO


Um apagão atingiu no início da madrugada desta sexta-feira a região Nordeste do país e parte dos Estados do Pará e Tocantins, na região Norte.
Segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, houve um desligamento de linhas de transmissão na região à 0h14 (horário de Brasília). O órgão, no entanto, ainda não sabe especificar o local de origem do problema.
Nelson Barros/Folhapress
Ruas ficam às escuras no bairro da Pituba, em Salvador, após apagão que atingiu estados do Nordeste e parte do Pará.
Rua fica às escuras no bairro da Pituba, em Salvador
A Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), empresa responsável pela transmissão de energia para oito dos nove Estados nordestinos, afirmou estar esperando a recomposição do sistema para saber onde foi a origem do problema.
Por volta das 3h (horário de Brasília), a luz começava a voltar em pelo menos nove capitais --Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador--, e em regiões de Pernambuco, Sergipe e Piauí.
Segundo a assessoria de imprensa da Coelba, companhia de eletricidade da Bahia, o Estado inteiro ficou sem luz desde à 0h (horário de Brasília). A luz foi reestabelecida em parte do sul do Estado por volta das 2h40 (horário de Brasília), recebendo energia das usinas de Itapebi e Funil. O órgão afirmou aguardar autorização do ONS para ligar outras cargas no Estado.
Já a Celpe, companhia de eletricidade de Pernambuco, informou que 100% do Estado foi afetado pela falta de energia e que ainda não sabe as causas do problema.
INTERNET
As primeiras informações sobre o apagão surgiram nas redes sociais no fim da noite de quinta-feira. As hashtags #apagao e #Nordeste rapidamente ganharam destaque entre os temas mais comentados do Twitter no Brasil.
APAGÕES
O apagão desta sexta é o segundo de grande proporção a atingir o Nordeste do país em pouco mais de um mês. No dia 22 de setembro, uma pane em um transformador deixou ao menos seis Estados nordestinos (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe) sem energia por cerca de 25 minutos.
No último dia 3, um incêndio em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu deixou parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Acre e Rondônia, sem energia por cerca de meia hora.
Na ocasião, o presidente do ONS, Hermes Chipp, qualificou o ocorrido como um "apaguinho". "Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho", disse.
Reprodução
TERMELÉTRICAS
Nesta quinta-feira (25), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou que irá aumentar, a partir do final de semana, a geração de energia termelétrica a óleo para 3.500 megawatts (MW) a 4.000 MW, para garantir o abastecimento de energia elétrica no país.
Segundo o órgão, as chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios das hidrelétricas até o nível desejado.
Atualmente, cerca de 2.100 MW de termelétricas a óleo já estão gerando energia para o sistema elétrico.
O acionamento de geração termelétrica aumenta o custo da energia para os consumidores, já que a energia a óleo é mais cara que a das hidrelétricas diante do custo do combustível. Mas as termelétricas colaboram para garantir a segurança no abastecimento de energia quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos.
No Sudeste/Centro Oeste, os reservatórios estão com 39,33% de armazenamento de água, no Nordeste com 35,7%, no Sul com 37,99% e no Norte com 43,76%, segundo dados atualizados no site do ONS.


Já está virando lugar comum isso no Brasil. No Nordeste parece que estão de brincadeira pois há pouco tempo houve apagões de grandes proporções há pouco tempo. No Brasil paga-se energia elétrica muito cara, como tudo neste país e ainda deixam que aconteçam situações como estas? O que é que há?


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.