segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PMRN se equipando para grandes eventos


Polícia Militar faz aquisição de mais de 150 viaturas

Tribuna do Norte

    As dificuldades que a Polícia Militar do Rio Grande do  Norte vem tendo para executar o policiamento ostensivo, principalmente na Região Metropolitana de Natal, segundo admite o próprio comandante da PM, coronel Francisco Araújo Silva, tem prazo para acabar - fim de agosto ou começo de setembro - com a aquisição de 164 viaturas da marca Sandero, Renault. 
    O coronel Araújo Silva confirmou que a PM participou de uma licitação pública, do tipo adesão a registro de preço feita pela Secretaria de Administração do governo do Ceará, na qual cada veículo saiu por R$ 33.333,00. 

adriano abreuFrancisco Araújo Silva, comandante da PM
Francisco Araújo Silva, comandante da PM
    Como se tratava de uma concorrência em nível nacional, o coronel Araújo Silva disse que se alcançou o menor preso para a compra dos carros, que virão da fábrica da Renault no  Paraná "já todos caracterizados", com direção hidráulica, motor 1.6, ar-condicionado. "A licitação nacional também dá uma lisura e uma transparência maior ao processo de compra das viaturas", continuou ele.
Segundo Araújo Silva, a PM investiu R$ 5 milhões de recursos do seu próprio orçamento na aquisição das novas viaturas, que vão propiciar o mínimo de conforto aos policiais que realizam, diariamente, ronda ostensiva.
    Araújo Silva diz que pelo menos 100 dessas novas viaturas serão destinadas às unidades da Polícia Militar da Região da Grande Natal, mas, ele adiantou que até outubro, pois o contrato de locação de veículos com a empresa pernambucana Locavel vai  se encerrar no dia 27 de setembro, e será feita uma nova licitação para a contratação de outra locadora a fim de suprir todas as necessidades do setor de transportes da PM. 
    O comandante da Polícia Militar informou que a corporação vai participar de uma adesão de registro de preço da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) para a locação de mais 260 viaturas, que deverão entrar em funcionamento a partir de outubro deste ano.
    Os  recursos serão provenientes, através de convênio, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN): "Isso significa que todos os 167 municípios do Estado terão veículos novos, próprios ou locados, para atender toda a demanda dos serviços de segurança prestados à população". 
Para o coronel Araújo Silva, a experiência da locação de veículos para uso da PM e também da Polícia Civil, embora ele não possa responder por esta,  mostrou que "é mais conveniente para a administração pública o uso mesclado de viaturas", ou seja, existe a necessidade de uma frota própria, bem como o uso de veículos alugados, "para que a gente não fique só na  mão de uma empresa ou locadora".
    O coronel Araújo Silva ainda confirmou que um oficial da corporação se encontra em São Paulo, agilizando o processo de recebimento de cinco mil pistolas que estão sendo doadas pelo governo paulista para a PM do Rio Grande do Norte. 
    Segundo ele, as armas estão sendo desmontadas e colocadas o brasão da PM-RN para que sejam enviadas a Natal dentro de dez a 15 dias.
    Em alguns quartéis da PM em Natal, existem viaturas inservíveis à espera de uma decisão do setor de patrimônio para recolhimento e posterior destinação desses carros, como é o caso de três viaturas antigas da Polícia.
     No 4º Batalhão da PM em Nova Natal, por exemplo, existe uma Blazer aguardando uma reposição de peça para voltar a fazer rondas: "Estamos esperando uma peça que veio trocada, que era para S-10", disse o comandante, major Manoel Kennedy do Nascimento.
    Já no pátio do Centro Administrativo de Lagoa Nova, já estão estacionados 60 viaturas novas, também da marca Sandero Renault, destinadas à Polícia Civil do Rio Grande do Norte, das quais quatro são Ford Rangers adaptados - os chamados 'rabecões' - para uso do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep).

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.