segunda-feira, 21 de junho de 2010

Governador Iberê Ferreira implanta Programa Ronda Escolar

Por Agência RN

Alberto Leandro
Quinze viaturas policiais reforçarão segurança das escolas públicas e privadas da região metropolitana de Natal Na manhã desta segunda-feira (21), o governador Iberê Ferreira de Souza implantou o Programa Ronda Escolar, uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte, que inicialmente vai atuar em Natal e Parnamirim e terá um efetivo exclusivo de 60 policiais militares e 15 viaturas. O policiamento será ostensivo e interativo, das 07h às 22h30, atuando especificamente nas áreas das escolas com o objetivo de inibir a violência, a venda e o consumo de álcool e drogas. A solenidade de lançamento foi realizada na Escola Estadual Dulce Wanderley, na Redinha, zona norte da capital.
“É necessário o combate às drogas e a reação da sociedade. Enquanto governo, estamos fazendo nossa parte. Já tínhamos o Proerd com um trabalho focado no interior das escolas, estudantes e famílias, agora chegamos ao entorno das instituições de ensino. Esse é um programa que pela extrema necessidade, vamos priorizá-lo e fazê-lo crescer sempre mais”, destacou o governador.
Ao assumir o governo, Iberê Ferreira anunciou a segurança como uma das prioridades de sua gestão. Só para citar um exemplo, a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) tinha um efetivo de 70 policiais militares que atuavam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e tinham apenas uma viatura. Recentemente, o governador destinou mais 30 homens e mais dois veículos para o programa, e agora mais 60 PMS e 15 viaturas para serem exclusivos do Ronda Escolar. Ou seja, um aumento de quase 150% no efetivo do Cipred.
“Assim que recebi o convite do governador para comandar a Polícia Militar, recebi também a determinação para desenvolver esta forma de policiamento e aí está o Ronda Escolar. Vamos fazer abordagens em torno das escolas para combater com firmeza o tráfico, prostituição e a violência dentro de marginais infiltrados em torcidas organizadas. Mas também seremos parceiros das famílias e da comunidade estudantil”, disse o Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Com o Ronda Escolar, diretores, educadores, líderes estudantis e os 60 policiais militares da Cipred, estarão mais próximos, interagindo entre si para uma escola mais segura. Para orientar o trabalho dos PMs, já foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis ao uso e comércio de drogas nos bairros de Natal, junto às gangues e torcidas organizadas. A ação resultou nos "Corredores Educacionais", que são as áreas onde estão instaladas a maioria das escolas particulares e públicas.
O Ronda Escolar será implantado nas áreas de atuação do Proerd. De caráter social e preventivo, o programa desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque em todo o país. O trabalho é feito por policiais militares em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, em escolas públicas e provadas, para os alunos que estejam cursando 5º ou 7º anos do Ensino Fundamental.
Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha, Lagoa Nova são os municípios atendidos pelo Proerd no Estado

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.