sábado, 19 de novembro de 2011

Açude Itans, uma discussão das políticas hidráulicas



Com este trabalho concluído no ano de 2003, conseguimos alcançar o título de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela UFRN, mais especificamente em Sociologia. Mas esta primeira monografia apresentada nos foi bastante proveitosa, pois além de ser o requisito obrigatório para obtenção da titulação acadêmica, ajudou a discutir a dinâmica, os aspectos sociais e econômicos daquela que um dia fora a maior barragem do Estado do Rio Grande do Norte.
O Açude Itans foi concebido na fase das políticas hidráulicas apregoadas para a resolução dos problemas seculares da falta de chuvas. Hoje sabemos que os problemas sociais crônicos que apresenta o Nordeste do Brasil não são mais concebidos à luz do fatalismo geográfico, que legitimado como causa precípua do atraso da região, tantos benefícios trouxe à uma minoria privilegiada. De fato, dentro do contexto das políticas hidráulicas, quebrando os paradigmas existentes, o Itans representou uma grande benfeitoria para a população de Caicó-RN, que sempre viveu a mercê das longas estiagens que no Nordeste são comuns, pois fica em pleno semiárido nordestino onde as temperaturas facilmente passam dos 40 graus.
Pois então, o Açude Itans foi construído no século XX, precisamente na década de 1930. Ele representou, como dissemos, uma das modalidades de intervenção estatal na tentativa de fazer com que os habitantes do sertão convivessem melhor com os efeitos das secas prolongadas, fenômeno que se repete periodicamente no Nordeste brasileiro. A açudagem foi a proposta mais implementada no Nordeste entre tantas outras medidas de combate aos efeitos das secas.
 Entre outras medidas também foram implementadas, mas sem o mesmo sucesso do açudamento no Nordeste, perfuração de poços, drenagem de vales úmidos, emigração programada para áreas do meio-norte e faixas litorâneas agricultáveis, derivação de águas, que hoje chama-se transposição e também a construção de cisternas, que no momento tem sido a mais difundida em virtude do baixo custo e da capacidade de armazenamento de água para uma família durante as estiagens.
Em 1932, mesmo sem haver verbas previstas para a construção de uma obra de porte como a do Açude Itans, a Cidade de Caicó recebeu a visita de uma ilustre figura da política nacional que juntamente com representantes políticos locais, confirmou a vontade de começar a construção de uma grande obra hídrica que resolveria de vez os problemas da cidade.
De acordo com Franscisco de Medeiros Valle, no livro História do Açude Itans, Município de Caicó-RN, 1994, escritor que também participou ativamente da construção do açude, José Américo de Almeida que, como Ministro da Viação e Obras Públicas empreendeu uma viagem pelo Nordeste para verificar in loco a situação calamitosa.  De volta ao Ministério, disse que era preciso construir os açudes Itans e Condado para dar de comer aos nordestinos daquelas regiões; um técnico declarou que o Itans não poderia ser despachado para a construção. Ele perguntou por que e o subalterno disse que a verba constante no orçamento de 1932 se destinavam a construção de açude cujas barragens seriam construídas com terra e o Itans era projetado para a construção com pedra e cimento; o que ele retrucou e ordenou que fossem mandados engenheiros com incumbência de estudar o açude Itans no mesmo rio em lugar apropriado à construção da barragem de terra; foi encontrado um local que não distou do projeto anterior nem seis quilômetros.
É uma verdadeira riqueza a história da construção do Itans e seu legado para a população de Caicó e sua região. Desde sua fundação, desenvolveram-se projetos que ajudaram o desenvolvimento local. Foi criado o perímetro irrigado Itans-Sabugi com assentamento de colonos que produziram desde hortaliças, frutas que eram comercializadas diretamente do produtor. Ainda hoje o perímetro funciona, alimentando muita gente e contribuindo para a fixação do homem à terra. Além do que, há uma riquíssima estação de piscicultura, a Estevam de Oliveira, uma das mais importantes do Nordeste que a jusante do açude, produz e povoa centenas de açudes nordestinos de peixes altamente nutritivos.
Além do principal, o abastecimento dos moradores da cidade com água potável, o que trouxe muito mais conforto para os moradores da cidade. Por fim, a paisagem é linda, ladeada ao longe pela imponente serra de São Bernardo, o açude desponta a cada dia como um poema para o semiárido e para a maravilhosa cidade de Caicó-RN

Imagem wikipedia

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.