terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pratique saúde!



Desde muito jovem aprendemos a gostar de atividades físicas. Ainda em tenra idade tomamos gosto pelas primeiras peladas nas ruas não pavimentadas da antiga avenida Dezessete, dos campinhos do Bairro Nazaré e dos terrenos baldios nos bairros próximos na periferia de Natal. Aprendemos a gostar do futebol e fomos conduzidos de forma efusiva ao poema de concreto que  ora sucumbiu à modernidade das arenas atendendo aos ditames do poder econômico.
                 Crescemos praticando atividade física e desportiva e quando ingressamos na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, lá pelos idos de 1993, tínhamos um condicionamento físico muito bom o que foi aperfeiçoado ao longo da carreira, tirando-se é lógico, o peso da idade. Nós, Policiais Militares, cidadãos que devemos estar prontos para qualquer ação em defesa do próximo, temos que nos preparar para eventos surgidos ao longo do nosso serviço ostensivo. Por isso, nada de sentar atrás de um “bureau” e ficar vendo o tempo passar, aproveitando as folgas para um total acúmulo de massa corpórea inativa.
                 Nada disso, a ordem é o contrário. Caminhar, correr ou praticar alguma atividade física que possa manter a mente e o corpo em plenas condições de saúde. Todavia, como a nossa sociedade potiguar e principalmente a da  cidade de Natal e sua região metropolitana, são consideradas algumas das mais sedentárias do país, não se procura investir muito em áreas para a prática de atividades desportivas, principalmente nos bairros periféricos da capital. As poucas que existem estão relegadas a plano secundário pelo poder público, com raras exceções como é o bom exemplo do Parque das Dunas de Natal e também o Bosque das Mangueiras.
                 Como na nossa instituição, apesar de não ter um centro de excelência para atividades desportivas no geral, a prática da educação física é estimulada e se constitui condição sem a qual o PM não pode desenvolver seu trabalho com mais eficácia. Compreendemos então porque a falta da educação física pode ocasionar sérias baixas a médio prazo no efetivo da corporação.   Todavia, como também não possuímos áreas específicas e apropriadas para o desenvolvimento de educação física, devemos como policial consciente de nossa saúde e profissão, procurar desenvolver atividades físicas para a melhoria na qualidade de vida, pois é só desta forma, que podemos estar aptos para se necessário, dar “piques” de 100, 200 ou mesmo 500m em perseguição policial que sem um condicionamento prévio, não seremos capaz de tal.
                 Não esperando ação do poder público que no nosso país, preocupa-se em demasia com outros aspectos e menos com a saúde do cidadão, com o fomento da prática de atividades que possam reduzir doenças advindas da falta de atividades físicas aliadas e da má nutrição, tomamos a atitude de correr e correr bem. Por isso, logo cedinho, por volta das quatro e meia da manhã, ou madrugada, como queiram, levantamos, aquecemos e dia sim, dia não, corremos em média 10km. Mas espere ai, não se assuste: atividade física nem precisa ser tão cedo e muito menos tão severa. Esta prática só se consegue com treino. É claro que começamos correndo os primeiros cem metros, e o treino diário se encarrega do restante.
                 Para quem acha que não consegue, comece simplesmente caminhando, abandone gradativamente vícios como cigarros e bebidas e comidas altamente calóricas em demasia; não pare em frente a TV e fique horas a fio com o controle na mão degustando iguarias do “fast food” modernos tais como salgados, refrigerantes e sanduíches calóricos.
                 Prefira uma alimentação saudável, dê valor a um prato muito colorido com saladas variadas, frutas e comidas menos pesadas. Excessos somente em ocasiões especiais mas com todo o cuidado para não se intoxicar e depois ficar com peso na consciencia. Por fim, pratique saúde, saia da acomodação e do marasmo da vida boa e da preguiça. Saia da zona de conforto e procure praticar alguma atividade aeróbica de educação física. Você vai se sentir melhor a cada dia. Aproveite a vida, pois ela é um dom de Deus para nós; ame ao próximo como se fosse a você e os seus e sempre agradeça ao Ser Supremo que nos proporciona a vida na terra.

Mairton Dantas Castelo  Branco - Maj PM-RN

Imagem da web

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.