quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dicas cotidianas de Segurança


Todos sabemos, desde 1988 quando a Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada que o problema da segurança pública deixou de ser preocupação somente do Estado e passou a ser de todos de uma forma geral, mas guardadas as devidas proporções. Pensando assim, cada cidadão e cidadã também tem uma parcela de responsabilidade no que toca as políticas de segurança para o país. Lógico, não quis dizer a Magna Carta que o cidadão assuma as obrigações do poder público, mas que por dever, tem parcela de participação , principalmente quando falamos em segurança particular, do dia a dia, de cuidados básicos que devemos ter no nosso cotidiano.
            Pensando assim, tem algumas atitudes que o cidadão pode tomar que podem ajudar aos órgãos que labutam todos os dias para manter a segurança e a violência física em níveis considerados razoáveis, até porque o crime é fenômeno social. A começar por cuidados básicos na sua própria casa.
            Uma primeira dica que sugerimos é que participe ativamente da vida escolar de seus filhos ou daqueles que estão sob seus cuidados, é importante saber com que estão andando, conversando e mantendo relacionamento social; verifique o círculo de amizades de seus filhos, controle o acesso deles às redes sociais da internet, se possível, adote programas específicos que bloqueiam o acesso a conteúdos impróprios e registram toda atividade no computador, tem para todos os gostos e bolsos.
            Monte uma rede e um ciclo de amizades entre vizinhos e amigos, procure saber o cotidiano dos moradores contíguos, mas sem invadir sua privacidade. Procure saber o número de telefones fixos e móveis de cada um deles, pois estes podem ajudar em situações emergenciais, sem falar no vínculo de civilidade que se forma. O cultivo à civilidade que anda um tanto esquecida no Brasil.
            Fique atento a todo o movimento estranho na sua rua e nas ruas adjacentes, se você mora em logradouros urbanos; verifique sempre quem bate à sua porta, nunca abra a porta ou portão de vez sem se certificar com quem está falando. Se for um agente do poder público, destes que visitam sempre as residencias, tome uns cuidados específicos como procurar saber a identificação dos mesmos, se possível, ligue para o órgão ao qual o agente é lotado e se informe sobre campanhas que estejam acontecendo no Bairro.
            Sua casa é seu asilo inviolável, seu reino, portanto, segundo a legislação brasileira, ninguém nela pode adentrar sem o seu consentimento, exceto para socorrimentos ou em caso de flagrante de delito ou mesmo com ordem judicial, desde que obedecidas as formalidades legais.
            Se você mora em casa, nada como adotar um cãozinho, além de fazer companhia, é um excelente guarda de sua propriedade e pode ajudar muito alertando para movimentos estranhos na rua e dentro de sua propriedade. Antes de dormir, certifique-se que tudo está em ordem, faça um check list, verificando portas, portões e janelas, a prevenção pode ajudar muito e com certeza pode tirar você da condição de vitima em potencial.
            Luzes ligadas onde costumeiramente não ficam  podem despertar a atenção de criminosos em potenciais, portanto, procure sempre manter um padrão mínimo de iluminação na rua residencia porque em caso de viagens prolongadas ou em feriadões, estas ficando acesas, não demonstrarão situações diversas do cotidiano.
            Sabemos que se cada um fizer a sua parte, certamente teremos uma maior segurança e também contribuiremos consideravelmente para reduzir os índices atuais de criminalidade, e com pequenas medidas tomadas, poderemos contribuir significativamente com os órgãos que se empenham em trabalhar em prol da segurança  pública, principalmente com a Polícia Militar que está cotidianamente em busca da tranquilidade pública.

Img da web

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.