quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dicas de segurança em transporte público


     A segurança cotidiana de nós cidadãos, devemos também executar, afinal, a nossa Magna Carta afirma que segurança é dever do Estado mas direito e responsabilidade de todos. Desta forma, não podemos nos eximir de tomar algumas precauções que podem evitar que nos tornemos vítimas em potencial. Tomando alguns cuidados básicos o cidadão ou a cidadã ajuda ao aparato de segurança pública a fazer um trabalho bem mais satisfatório.
     Isto pelo fato de não podermos contar durante as vinte e quatro horas com as forças policiais perto de nós, muito embora saibamos que os telefones de emergência da Policia Militar funcionam vinte e quatro horas por dia. Mas, lembre-se, o telefone 190 é telefone de urgência e emergência, não devemos nunca ligar para resolver assuntos de somenos importância e jamais pensar em passar trotes porque a vitima pode ser até você ou alguém de sua família enquanto você está ocupando a linha com ligações prejudiciais.
  Dentro deste entendimento, existem algumas orientações que podem ser úteis em casos de comportamentos cotidianos frente ao uso do transporte público, do qual faz uso grande contingente da população, pois como diz o adágio popular o seguro morreu de velho e o cuidadoso ainda está cheio de vida.
    Seja no uso de ônibus urbanos, intermunicipais ou interestaduais, trens, vans e transportes alternativos, muito embora na nossa cidade seja, nestes tipos de ocorrências, relativamente tranquila, não podemos deixar de nos acautelar de alguns cuidados que podem nos ser bastante úteis.
    Sendo assim, seguem algumas informações consideradas importantes para o propósito deste texto: sempre andar com bolsas, carteiras e demais pertences na parte da frente do corpo, pois evitará que alguém possa saqueá-los furtivamente usando de vários tipos de meios.
     Evite andar com “diskman”, “ipod”ou fones de ouvido ligados durante o deslocamento. Meliantes escolhem suas vitimas pela fragilidade e vulnerabilidade que apresentam, dificilmente um malfazejo irá tentar furtar uma pessoa que esteja atenta aos seus bens. Ele procurará exatamente a que estiver mais vulnerável.
     Procure manter-se acordado durante a viagem, pois é quando dormimos que viramos um fácil alvo para ladrões e descuidistas;            Em veículos excessivamente vagos, procure viajar sempre próximo ao motorista e cobrador, se houver, pois dificilmente um batedor de carteiras terá coragem de agir na presença destes.
     Tome cuidado ao entregar seus pertences para outras pessoas desconhecidas levarem, mantenha sempre os olhos atentos. Mesmo que alguém não ceda o lugar para a pessoa que conduz criança de colo, nunca entregue esta aos cuidados de pessoas estranhas e mantenha os demais infantes sempre a sua vista e longe de desconhecidos.
    Não ande com o braços nem partes do corpo para fora do veiculo, porque além do risco de acidentes, há o de roubos vindo de fora, muito menos se estiver usando relógios, pulseiras ou outros adornos, pois estes chamam a atenção podem ser arrancados bruscamente. Se notar algo estranho no transporte, procure cautelosamente, se possível, avisar ao motorista e cobrador, pois estes tem orientação de como proceder, mas tenha cuidado, nunca se exponha para o meliante, pois ele provavelmente já conhece o trajeto da linha coletiva.
     Nunca saia com valores excessivos na carteira ou bolsas, procure andar com o dinheiro suficiente apenas para a viagem e dê preferencia na hora de pagar a passagem ao vale transporte ou cartões magnéticos. Jamais conte dinheiro em via pública e muito menos dentro do transporte, pois vai chamar a atenção dos que estão em volta e nunca se sabe quem está ao nosso lado.
     Se por acaso o veículo for invadido por meliantes, procure manter a calma e nunca reaja, lembre-se que os infratores estão com mais medo do que você e ademais, podem estar sob efeito de alguma substancia psicotrópica e sua vida é muito mais importante de que bens materiais.
     Por fim, evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite. E lembre-se: você pode sempre contar com a Policia Militar vinte e quatro horas por dia através do telefone de emergência. Sempre terá alguém para lhe atender.

Img web

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.