terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tiro defensivo: proteção à vida.




O "Método Giraldi, modalidade capacitação para o tiro policial criada por um Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, também conhecido como o método de tiro defensivo na preservação da Vida possui como objetivo capacitar as forças policiais para utilizarem seus armamentos com precisão e sempre visando a segurança do policial bem como a proteção de pessoas inocentes.
Para tanto é necessário um condicionamento e preparo técnico e tático e dentro dos limites da lei em defesa da sociedade. O tiro defensivo tem como prioridade a preservação da vida, a começar pela do próprio policial e das pessoas que ele jurou defender bem como daquelas contra as quais não há necessidade de disparos. Agindo dessa forma o policial, mesmo devendo responder judicialmente pelos seus atos, pode se livrar, por  assim dizer, de processos judiciais estressantes e de possíveis condenações.
Numa ocorrência policial o tiro, ou seja o uso da arma é tido como  última alternativa depois de esgotados todos os meios de negociação e mediação de conflitos e ocorrências policiais.  Desta forma o disparo dentro da legalidade, observando os princípios da necessidade, oportunidade, proporcionalidade tem como propósito, além dos que já foram mencionados,  tentar paralisar uma ação violenta e desmesurada  por parte de um agressor, contra a vida de alguém inclusive a do próprio policial capacitado e apto para agir de acordo com as técnicas repassadas no curso de tiro defensivo.

Não basta o policial saber o que tem de fazer.  Deve sim  estar condicionado a fazer não basta saber atirar tem que saber quando atirar e saber executar procedimentos, isto porque, na quase totalidade das vezes, procedimentos, e não tiro, é que preservam vidas e solucionam problemas. Este é um dos princípios básicos que regem a metodologia criada pelo Coronel Giraldi. Sabendo quando e como atirar, o policial estará muito mais apto e condicional a defender a sociedade de uma forma mais eficiente e eficaz.

Como todos sabemos que a lei é o limite de todas as condutas numa sociedade, principalmente numa regida por um estado democrático de direito. A proteção da vida é prioridade para o policial e o disparo sua última alternativa. Tudo aquilo que for possível solucionar sem disparo, deverá ser prioridade. Assim, o policial é treinado em simulações de confrontos nos quais haverá muitas alternativas, sendo a primeira sempre a negociação, nos casos em que se exija esta conduta. Nas demais, o policial consciente de sua missão, e com uma visão periférica de todo o perímetro da ocorrência, poderá repelir injusta agressão com sua técnica.

O "método" tem como principal fundamento condicionamento e a experiência anterior, a serem obtida pelo policial em treinamentos imitativos da realidade, antes de se envolvido com o fato verdadeiro.
Pensando desta forma, o Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte incluiu no a matéria específica no Curso Superior de Polícia (CSP) que está sendo realizado na Academia de Policia Militar Coronel Milton Freire.
Com uma carga horária compatível com a disciplina, todos os oficiais superiores da PM-RN, Majores, Tenentes-Coronéis e Coronéis das Policias Militares que estão participando do 9º CSP cursaram a disciplina Tiro Defensivo para a Proteção da Vida, Método Giraldi. Por ocasião, a disciplina foi ministrada pelo Coronel PM Francisco Belarmino Dantas  Junior que é o Sub Comandante e Chefe do Estado Maior Geral da PM-RN.
A PM-RN está propiciando a todos os Policiais Militares do Rio Grande do Norte, ao serem incluídos em cursos preparatórios ou de capacitação o ensino do tiro defensivo para a proteção da vida, método Giraldi.
Desta forma e diante das complicações que surgem nas ocorrências policiais que a cada dia ficam mais complexas, até porque hoje, o direito dos cidadãos está em primeiro lugar, inclusive os direitos do cidadão infrator, meliante, estão cada vez mais apurados e exigentes, as vezes maiores até mesmo do que os direitos do próprio PM,  este  deve está sempre preparado para agir em consonância sempre com a lei. E uma disciplina como esta, aliada a outras como Direitos Humanos, Abordagem Policial e demais matérias específicas, preparam o PM para a lide árdua do policiamento ostensivo de fundamental importância para uma sociedade democrática e que merece viver em paz.

Mairton Dantas Castelo Branco – major PM-RN. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.