quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Haiti registra protestos violentos após anúncio de 2º turno

Folha.


Pouco após o anúncio na noite desta terça-feira dos resultados das eleições presidenciais do Haiti --que indicam a realização de um segundo turno entre o candidato governista, Jude Celestin, e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat-- uma série de protestos foram registrados em várias cidades do país.

Em algumas ruas da capital Porto Príncipe foram erguidas barricadas com pneus e no bairro de classe alta Petion-Ville tiros podiam ser ouvidos na rua, segundo informações da agência de notícias France Presse.

As rádios haitianas também confirmaram pela madrugada a série de manifestações em diversos pontos do país.

2º TURNO

Manigat, de 70 anos, obteve 31% dos votos, contra 22% para Celestin, no primeiro turno da eleição, realizado no dia 28 de novembro, informou o Conselho Eleitoral.
Como nenhum candidato obteve 50% dos votos, haverá segundo turno no dia 16 de janeiro para definir o sucessor do presidente René Preval.
Evan Agostini/AP
Eleito do candidato derrotado à presidência do Haiti Michel Martelly é detido durante protesto em Porto Príncipe
Eleitor do candidato derrotado à presidência do Haiti Michel Martelly é detido durante protesto em Porto Príncipe


INSTABILIDADE

Um grande número de haitianos vem pedindo a anulação das eleições presidenciais alegando fraudes no pleito.

Protestos violentos já haviam ocorrido nos dias que sucederam o primeiro turno das eleições, com manifestantes lançando pedras contra policiais enquanto tentavam chegar ao palácio presidencial.

Muitos carregavam cartazes vermelhos pedindo a saída do presidente René Préval e também da missão das Nações Unidas no país (Minustah), que é liderada pelo Brasil.
Apesar das "sérias irregularidades" apontadas pela maioria dos observadores internacionais, a missão conjunta da OEA (Organização dos Estados Americanos) e do grupo regional do 
Caribe (Caricom) considerou a eleição válida.

Observadores internacionais já temiam que a situação do Haiti, já caótica por causa do terremoto e do surto de cólera, ficasse ainda mais grave após esta divulgação do resultado da eleição.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.