terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Festa de Santana e Centro Histórico de Natal

Festa de Sant’ana de Caicó é patrimônio cultural brasileiro

Por Agência RN
A Festa de Sant’Ana no município de Caicó, no Rio Grande do Norte é o mais novo bem cultural brasileiro protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. O Conselho Consultivo do órgão aprovou, em reunião na última sexta-feira (10), a proposta de tombamento da Festa, que há mais de 260 anos reúne milhares de fiéis de toda a região Seridó.

A Festa de Sant'Ana reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização. Ocorre todos os anos, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Ana, até o domingo seguinte. Os dias da comemoração incorporam outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os bordados do Seridó, que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses. 

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, os tombamentos e o registro aprovados pelos conselheiros reafirmam a proposta de ampliar a lista de bens protegidos e o novo conceito de patrimônio cultural, defendido pelo Iphan. “Cada vez mais a diversidade do patrimônio cultural está representada e protegida pelo governo federal”, afirmou.

Pedido de reconhecimento

No último dia 29, o governador Iberê Ferreira de Souza encaminhou pedido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para que a tradicional Festa de Sant'Ana de Caicó fosse reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil."A Festa de Sant'Ana de Caicó é um evento tradicional da região do Seridó e que movimenta o turismo e a economia em nosso Estado no mês de julho. Além disso, é uma prova da enorme fé do povo seridoense. Nada mais justo que a festa obtenha esse reconhecimento", afirmou o governador. 

No Seridó, Sant´Ana, a avó de Jesus, é reverenciada desde 26 de julho de 1748, data em que a Igreja e o povo da região começaram a celebrar os louvores de sua padroeira, apresentando-lhe suas preces.O maior acontecimento sócio-religioso, não apenas de Caicó, mas de toda região seridoense, é a Festa de Sant´Ana, considerada pela população como a festa da família, do encontro, da recordação, da esperança e da fé. Por ocorrência deste acontecimento, que se inicia na quinta-feira da penúltima semana do mês de julho, prolongando-se por 10 dias, Caicó recebe pessoas de toda região e de vários estados do país.

Centro Histórico de Natal

Na quinta-feira (9), o Conselho já havia aprovado a proposta de tombamento do Centro Histórico de Natal, englobando a Cidade Alta e parte do bairro da Ribeira, em razão de que parte da história social, econômica, política e urbana da capital potiguar pode ser contada por meio de seu centro histórico, que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico de todas as épocas. Apesar das intervenções contemporâneas incorporadas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica, justificando sua preservação como patrimônio cultural brasileiro. 

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.