segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ameaça à PEC 300?

Em 1ª reunião, equipe de transição discute Orçamento para 2011

RANIER BRAGON

NATUZA NERY

MÁRCIO FALCÃO

DE BRASÍLIA

 
Na primeira reunião formal da equipe de transição do governo federal, na tarde desta segunda-feira, representantes do Executivo e da presidente eleita, Dilma Rousseff, manifestaram preocupação com a tramitação, no Congresso, da proposta de Orçamento para 2011.

Sergio Lima/Folhapress

 
Vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, Michel Temer chega para reunião na casa de Dilma
A intenção do grupo de transição é negociar com o Congresso para que não haja acréscimo de despesas que comprometam as contas públicas. Além disso, estuda-se a definição de um valor de salário mínimo acima dos R$ 538,15 apresentados na proposta.
Dilma já acertou com sua equipe de transição a necessidade de negociação com as centrais sindicais, com o governo e com o Congresso para aprovação de um novo mecanismo de reajuste do mínimo. Pela regra atual, o valor não teria reajuste real no ano que vem, sendo corrigido apenas pela inflação.
"Esse [reajuste do mínimo] é um assunto que não foi tratado, mas não está dispensado. É um assunto que examinaremos ao longo do tempo", afirmou o coordenador da equipe de transição, o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB).

 
Além de Temer, participaram também da reunião Antonio Palocci (PT-SP), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que falaram em nome da presidente eleita. Mais cedo, eles se reuniram na casa de Dilma, que viaja ainda hoje para a reunião do G20, em Seul.
Pelo lado do governo, estavam os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Bernardo (Planejamento) e Carlos Eduardo Esteves Lima (Casa Civil), além do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho.

 
Nessa semana, Temer e Dutra começam a conversar oficialmente com os 12 partidos que devem integrar o governo de Dilma para discutir a composição dos ministérios. Há pressão de praticamente todos os partidos para ampliar o espaço que hoje ocupam na Esplanada.

A reunião desta segunda-feira ocorreu no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde funcionarão os trabalhos da transição. A estrutura ainda estava sendo montada, ainda com resquícios visíveis da campanha política. Em um canto, a Folha encontrou, por exemplo, um adesivo com uma palavra de ordem usada pelas redes sociais petistas: "#SerraNãoMamãe".

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.