segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cabral diz que arrastões são reflexo do avanço da polícia em favelas

JBONLINE

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou na manhã desta segunda-feira que a nova onda de arrastões registrada na cidade é reflexo da atuação do Estado no combate à criminalidade nas favelas. Durante o Seminário Internacional sobre Políticas de Enfrentamento de Eventos Climáticos, Cabral atribuiu à implantação das unidades de polícia pacificadora (UPPs) os ataques, que seriam uma reação dos criminosos à reconquista e retomada dos territórios. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do governador.

 
Na manhã de hoje, cinco bandidos armados promoveram mais um arrastão no Rio de Janeiro. O ataque desta vez ocorreu no Trevo das Margaridas, no entroncamento entre a avenida Brasil e Via Dutra, altura de Irajá. Uma van e dois carros de passeio foram incendiados. Este é o quinto ataque a motoristas em 48 horas.

 
De acordo com testemunhas, os homens armados pararam o trânsito, roubaram motoristas e atearam fogo em uma van que fazia o transporte de Belford Roxo para o Centro, um Monza e uma Uno. Bombeiros do quartel de Irajá foram acionados, mas os carros foram totalmente destruídos. Testemunhas dizem que os bandidos anunciaram ser do Morro do Borel, na Tijuca.


Carro incendiado na Linha Vermelha. Foto: Gláuber Silva /DivulgaçãoUma cabine da PM na Rua Monsenhor Félix, em frente ao Cemitério de Irajá, foi alvejada por bandidos. A polícia ainda não sabe quem é o responsável pelos disparos e se há ligação com a série de arrastões que acontece na cidade.

 
O trânsito ficou lento na avenida Brasil e na Rodovia Presidente Dutra, sentido ao Centro, em função do incidente. O coronel Costa Filho, responsável pelo Comando de Policiamento de Área (CPA) determinou que PMs dos batalhões de Irajá (41º), Rocha Miranda (9º), Jacarepaguá (18º), Campo Grande (40º), Recreio dos Bandeirantes (31º), Bangu (14º) e Santa Cruz (27º) façam rondas na região para evitar novos ataques.







Mais ataques



Na noite deste domingo, Guilherme Feitosa da Silva, de 26 anos, foi baleado na cabeça durante um arrastão na Via Dutra. Ele dirigia um Siena quando foi atacado por bandidos que saíram da Favela Furkin Mendes, na Pavuna.



Os criminosos agiram na altura do quilômetro 164, na pista em direção a São Paulo, em frente à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal. Eles roubaram dois veículos. Guilherme Feitosa foi levado para o Hospital Getúlio Vargas.



Mais cedo, homens armados também realizaram assaltos em dois pontos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Em Laranjeiras, um morador foi assaltado, enquanto que na Lagoa bandidos saquearam três veículos.



Quatro criminosos armados abordaram o motorista de um Palio em Laranjeiras, em frente ao Palácio Guanabara, roubaram os pertences do morador e fugiram. Já na Lagoa, outros quatro homens em um Honda Civic pararam o veículo na rua Bugari e assaltaram três carros que trafegavam pela via.



Os assaltantes levaram dinheiro, pertences e as chaves dos carros, mas deixaram os veículos no local. Segundo a polícia, ninguém foi preso.



Linha Vermelha também teve arrastão



No início da tarde de domingo, seis homens armados de fuzis incendiaram dois veículos e dispararam várias vezes contra um carro da Aeronáutica na Linha Vermelha. Ninguém ficou ferido. O ataque ocorreu no acesso a Duque de Caxias, na pista sentido Via Dutra. Um terceiro carro, um Corsa, também foi roubado pelos criminosos, mas não foi incendiado.


Enquanto políticos tratarem o sistema de segurança pública neste país com desdém e relegarem o mesmo ao esquecimento, o caos estará se instalando e fazendo milhares de vítimas.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Artigos

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.