sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um paraiso chamado Zumbi

     Distando cinqüenta quilômetros de Natal, a contar do inicio da BR 101 norte, fica a linda praia de Zumbi. Coqueirais, barraquinhas, praia e rio fazem a alegria dos seus moradores assim como a dos veranistas e visitantes que no mesmo distrito gozam de águas excelentes para o banho, consumo e lazer.
     Um dos lugares mais freqüentados daquele distrito, que faz parte do Município de Rio do Fogo, é a chamada Barrinha, que nada mais é que a foz do Rio Punaú, lindo rio perene de águas caudalosas em Zumbi que deságua no Atlântico, contornando a areia da praia ao sabor das marés e da força deste rio. Este rio nunca fica no mesmo local em sua foz, sempre muda, é impressionante.
     Neste local milhares de banhistas passam o dia todo, pois as águas são rasas, ideais para o banho da criançada. A temperatura da água é bastante agradável, e o solo arenoso do leito do rio que é de praia, faz a permanência na água mais segura e aprazível. Quando se está lá, não se tem mais vontade de sair.
     Para quem aprecia também uma pescaria marítima artesanal, a foz do rio é um lugar excelente, principalmente quando da maré alta, onde as águas do mar adentram no rio e se com ele se confunde. Há também à beira mar, no centro da comunidade de Zumbi, linda orla marítima enleada de coqueiros, o que dá um charme todo especial a este lugar. O coqueiral propicia aos visitantes uma linda vista além de sombra refrescante. Por se situar numa parte mais alta da praia, tem se uma das mais belas paisagens do mar em nosso Estado, vislumbrando-se dali longa extensão de praias de areias branquinhas e coqueirais típicos, vendo-se ao longe a Praia de Pititinga de não menos rara beleza.
     Mas nem só de beleza vive a praia de Zumbi. Há uma paisagem que impressiona pela sua imponência. Falamos da usina de energia eólica que fica nos arredores da comunidade. De onde estivermos em Zumbi, podemos vislumbrar as grandes torres que  giram vinte e quatro horas com hélices que se movem ao sabor dos ventos, produzindo assim uma energia limpa, sustentável e que é uma grande alternativa energética para o nosso Estado. Tanto que já estão loteando outras áreas para a produção dessa energia. Lembram-nos os incríveis moinhos de ventos de Cervantes.
     A pesca comercial no Distrito de Zumbi é grande fonte de renda para os seus moradores. Podemos ver ao longo da praia central, dezenas de barcos pesqueiros, e quando chegam do mar trazendo o fruto do trabalho que vai sustentar as famílias locais a cena é impressionante. Atuns, albacoras, guaiubas, serras e dezenas de outros peixes não menos nobres, são trazidos diariamente para a comunidade onde são comercializados localmente e ou enviados para os grandes centros urbanos. Os pescadores são organizados, tendo o profissional o beneficio do seguro desemprego pago pelo governo federal em épocas de defeso para a proteção da fauna marinha.
     Todavia, apesar de toda essa rara beleza que encanta os visitantes em Zumbi há pequenos problemas que com vontade política e ações podem facilmente ser resolvidos. Como em qualquer distrito, há problemas de limpeza pública e de esgotamento sanitário. Também o acesso à praia a partir da BR 101 norte é de barro é que sabemos inclusive há projeto para a feitura da estrada de Zumbi, apenas seis quilômetros de asfalto resolveriam. As pessoas também não fazem a sua parte e infelizmente podemos vê-las jogar garrafas, latas e sacolas plásticas ao longo do rio e da praia e como a limpeza não é regular, as vezes há lixo onde não deveria haver e isso é muito ruim para a comunidade. Infelizmente, a nossa educação ainda não nos propicia uma consciência de proteção ao meio ambiente. A segurança é um outro pequeno problema. Não há posto policial no distrito e isso acarretara visita indesejada de pessoas de meliantes, principalmente no verão.
     Mas, em linhas gerais, a paisagem e a beleza natural de tão encantador lugar compensa. É tanto que do inicio da década passada para hoje houve um aumento significativo de veranistas procurando esse espaço privilegiado na orla marítima potiguar, onde há opções de lazer tanto em praia ou em água doce. Convidamo-lhes a conhecer essa linda praia de Zumbi, maravilhosa e que com pequenas ações políticas pode se tornar uma referencia no turismo potiguar. Acho que encontramos nosso paraíso.

4 comentários:

Paulo disse...

Sou natalense e já ouvi falar dessa praia, quando fui ao Spa Rio do Fogo.
Tanta beleza merece mais fotos.

Mairton Dantas Castelo Branco disse...

Obrigado meu caro amigo Paulo. Espero que um dia você possa conhecer essa linda Praia. E quanto as fotos, posso postar mais algumas.

Darlan disse...

Caro Mairton,
Quanto a pergunta que fiz no comentário anterios ("o acesso já está asfaltado?"). Estive hoje la na praia e confirmei que já está. O caminho até lá, saindo de Natal, é muito tranquilo e seguro.

Adriana Magalhães disse...

Estou querendo ir pra Praia de Zumbi em julho, pra ficar num daqueles grandes condomínios (Condomínio Recanto Zumbi). Vc já esteve lá? Será que tem gente ou é um condomínio fantasma?
adriana

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.