domingo, 15 de janeiro de 2012

O RN e principalmente o Seridó de Luto - Manoel Torres


Tribuna do Norte


Classe política potiguar lamenta a morte do ex-prefeito de Caicó Manoel Torres



Renata Moura Valdir Julião - Repórteres

Representantes das classes política e empresarial do Rio Grande do Norte lamentaram na manhã deste domingo, por meio de notas e do microblog Twitter, a morte do ex-prefeito de Caicó e ex-deputado Manoel Torres de Araújo. Ele lutava contra uma pneumonia, em Natal, mas não resistiu e morreu aos 93 anos.
Alex RégisManoel Torres de Araújo morreu aos 93 anos.Manoel Torres de Araújo morreu aos 93 anos.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) decretou luto oficial de três dias no Estado, em sinal de pesar pelo falecimento do político seridoense: "Enquanto espalha grande tristeza por todo o Rio Grande do Norte, dá-nos ensejo para reverenciar sua ilustre trajetória de vida, e para manifestar a esperança de que sua honrada memória seja exemplo a ser seguido pelos norteriograndenses", disse também a governadora, em nota. "A enorme estatura moral de Manoel Torres o credenciou para entrar neste elenco excepcional daqueles que se tornam símbolo dos melhores predicados éticos", completou. 

Para a governadora, a atividade empresarial e política de Manoel Torres de Araújo "foi sempre pautada e dirigida por tais predicados". Ela lembra que, como industrial e comerciante, ele "soube tocar seus negócios conforme as boas práticas de respeito a todos, sem os excessos da cobiça. Como político, a intransigente defesa do interesse público guiou todos os seus atos, tendo na preservação dos bens do povo o seu grande patrimônio".

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), também emitiu nota de pesar pelo falecimento. ""Manoel Torres participou ativamente da vida pública do Rio Grande do Norte durante várias gerações, preservando intacta a sua coerência política, sem abrir mão dos seus princípios, ao mesmo tempo em que conviveu de forma altiva e serena com os seus adversários", disse.

Para Motta, a trajetória política de Manoel Torres "deve servir de exemplo para todos os homens e mulheres dedicados à atividade política do Estado". O prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR) também decretou luto oficial de três dias pela morte de Torres (PMDB).

Twitter

A morte do político também repercutiu na rede social Twitter, onde foi alvo de comentários de políticos e empresários. "Manoel Torres foi um dos melhores homens públicos da história política do RN .De todos os tempos e gerações. Nunca saiu de sua Caicó. Do seu Seridó. Seu retrato mais fiel. Mais integro. E mais humilde. Não se faz um Manoel Torres nos dias de hoje", escreveu o deputado federal Henrique Alves.

O deputado felipe Maia se disse "solidário a dor do de Caicó". O também deputado João Maia disse ter recebido "com tristeza" a notícia de falecimento. Já o jornalista Agnelo Alves declarou que "Manoel Torres é Caicó de cabeça erguida". E o vice-governador, Robinson Faria observou que o seridoense foi um grande exemplo de coerência política".

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), adversário político de Manoel Torres, também lamentou a sua morte. "Ele era um político tradicional e foi um exemplo que dignificou a nossa terra e região. É exemplo para os novos políticos, para os jovens e pra todo o Seridó", disse ele.

Costa afirmou, ainda, que "sem dúvidas nenhuma, Manoel Torres foi uma figura importantíssima pra Caicó, principalmente nos últimos 40 anos. Continuou sendo o representante de Monsenhor Walfredo Gurgel em Caicó e no Seridó e era muito amigo do ex-governador Aluízio Alves".

Para o senador José Agripino Maia, o ex-prefeito de Caicó "foi o último de uma geração de políticos que só entendiam fazer política com probidade e espirito publico". O presidente do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande 
do Norte (Sinduscon RN), Arnaldo Gaspar Jr, foi outro a demonstrar 
pesar, via Twitter.

Manoel Torres de Araújo foi deputado estadual em quatro legislaturas, prefeito e vice-prefeito de Caicó, suplente de senador pelo Rio Grande do Norte e empresário.

Posse antecipada

A governadora Rosalba Ciarlini deverá participará das últimas homenagens ao ex-prefeito, Manoel Torres, que será sepultado no Cemitério Campo Jorge nesta segunda-feira às 16h, mesmo horário em que seria realizada a solenidade de posse dos secretários Fábio Hollanda (Justiça e Cidadania) e Alber Nóbrega (Administração e Recursos Humanos). Em função disso, a posse foi antecipada para as 11h30.Rosalba viajará às 13h a Caicó.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.