terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tribuna do Norte - Desembargador Rafael Godeiro assume o governo

Anna Ruth Dantas e Guia Dantas - Repórteres

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro, assumiu interinamente o Governo do Estado. O titular do cargo, Iberê Ferreira (PSB), licenciou-se por uma semana para se dedicar à reta final da campanha eleitoral. A transmissão de cargo ocorreu ontem à tarde. Longe de ser apenas um ato formal, no discurso de posse o governador em exercício já trouxe um tom de austeridade, ao afirmar que não irá admitir disputa de poder entre o Executivo e o Legislativo.
A declaração foi uma clara referência a alguns projetos que estão emperrados na Assembleia Legislativa, como o aumento da verba de crédito suplementar. O desembargador ressaltou que serão adotadas “todas as medidas possíveis” para evitar qualquer prejuízo ao povo potiguar. “Se tiver empecilho iremos tomar todas as providências legais, cabíveis, para que o povo do Rio Grande do Norte não seja prejudicado por questão burocrático ou disputa de poder entre o Legislativo e o Executivo. Essa disputa só prejudica é a população”, frisou o novo governador. Ele destacou ainda que “não decepcionará o governador Iberê Ferreira, o poder Judiciário, o poder Legislativo e o povo do RN”.

No primeiro discurso como governador do Rio Grande do Norte, Rafael Godeiro disse acreditar que o afastamento de Iberê Ferreira do Executivo foi uma forma também de homenagear o Judiciário potiguar. “Vamos dar continuidade para que tudo continue a funcionar da melhor maneira possível”, destacou.
A solenidade de transmissão foi rápida, durou menos de 20 minutos. No entanto, bastante concorrida. Além dos auxiliares de primeiro escalão, participaram também diversos desembargadores e assessores do Tribunal de Justiça.
No discurso de transmissão, o governador Iberê Ferreira disse que se licenciava pela necessidade de se dedicar 24 horas por dia a campanha eleitoral. “Estou saindo para me dedicar a esse momento histórico porque acredito que o RN não pode retroceder”, frisou para, logo adiante, citar um trecho da música de Caetano Veloso: “não estou indo embora, esto preparando a hora de voltar”. O governador observou que não teria como continuar no cargo, na dedicação que dará ao processo eleitoral.
“Não seria justo, não seria ético me dedicar 24h do dia ao processo eleitoral e faltar tempo para me dedicar a administração pública. E sendo sobretudo na presidência do TJ o desembargador Rafael Godeiro, um homem íntegro, serio, competente, nada mais justo do que passar o Governo na certeza e convicção que as coisas irão continuar caminhando bem”, completou.
Agora como governador em exercício, Rafael Godeiro despachará no gabinete da Governadoria.Durante o período em que estiver no Executivo, a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte será ocupada pelo vice-presidente, desembargador Amaury Moura.

Robinson pede afastamento da Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN) apresentou ontem um pedido de licença do mandato parlamentar e, por conseqüência, do comando do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte. Robinson Faria é candidato a vice-governador pela coligação “A Força da União” na chapa da candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). Ele alega que, assim como o governador Iberê Ferreira (PSB), que pediu licença do Executivo, necessita dar dedicação total à campanha eleitoral nesta semana.
Robinson Faria será substituído no comando da AL pela deputada estadual Márcia Maia (PSB), vice-presidente da Assembleia. O ato da Mesa Diretora da Casa foi encaminhado para publicação no Diário Oficial de hoje, conforme estabelece a norma vigente.
A autorização para o ato está prevista no Artigo 43, inciso III, do Regimento Interno do Parlamento Estadual. O deputado do PMN se ausentará da Assembleia Legislativa por um período de sete dias, a contar de 27 de setembro até 3 de outubro de 2010. Neste caso, não será chamado o primeiro suplente da coligação, deputado Vivaldo Costa (PR), por se tratar de licença e não de afastamento.
A Assembleia Legislativa está com sessões, durante o período eleitoral, às terças e quartas-feiras, no horário da manhã, enquando o funcionamento normal da casa é de terças às quintas-feiras no horário da tarde. Este ano, legislativo e executivo travaram batalhas face os projetos enviados pelo governador licenciado Iberê Ferreira de Souza encontrarem resistência na apreciação dos parlamentares. Alegando travamento dos trabalhos pelo que considera animosidade dos deputados face o período eleitoral, o governador licenciado Iberê Ferreira de Souza ingressou na Justiça para que seja concedida a ampliação da margem de remanejamento do Orçamento do Estado em mais 3%.
Motivo para licenciamento
O governador Iberê Ferreira disse que a licença do cargo é até o dia 3 de outubro e, em seguida, “avaliará” a possibilidade de outra licença. “A campanha está exigindo de mim uma presença mais efetiva, uma presença maior. Não seria ético de minha parte ficar 24 horas do dia e deixar o Estado sem a presença do governador”, comentou.
O que daria para fazer em uma semana como governador do Estado? “Dá muita coisa. Não vou dar conselho, mas ele é uma pessoa experiente, tranqüila. O mais importante é que o Estado naõ vai parar, não vai sofrer por descontinuidade”, respondeu o governador de pronto.
Iberê Ferreira disse não ter dúvida que a campanha potiguar terá segundo turno e acrescentou que nessa reta final focará em Natal, Grande Natal e Mossoró. “Estaremos nas regiões onde o eleitorado é mais difícil. Vamos por aqui”, comentou.
Candidato a reeleição, ele disse estar convencido que o pleito não será encerrado no dia 3 de outubro. “Acredito piamente. Por isso mesmo é que vou me dedicar mais ainda. Todos os institutos começam a mostrar essa possibilidade. Da semana passada para cá todos eles diminuem a diferença (de Iberê para Rosalba Ciarlini)”, completou.

"Bom discurso do Desembargador Rafael Godeiro que se mostrou firme ao dizer que, enquanto permanecer Governador do Estado, não vai admitir o uso político e disputa de poder entre o Legislativo e o Executivo. O povo não pode ser penalizado com essas atitudes que visam fins eleitoreiros. Neste pequeno lapso temporal, cremos que se pode fazer muita coisa em benefício da população como um todo. Basta dar continuidade aos trabalhos em consonância com o planejamento para que as ações sociais não sofram com solução de continuidade. Muito ético também a atitude tomada por parte do  Governador Iberê Ferreira de Souza, prova com isso que sai, deixando o cargo em mãos de pessoa austera e da mais digna reputação, para não ser sequer cogitado a possibilidade do uso da máquina publica  na reta final da campanha. O governo do Rio Grande do Norte permanece em boas mãos" Blog Dica Segura 
Foto da web

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.