domingo, 22 de agosto de 2010

O magistério na PM-RN


De forma voluntaria e de muito bom grado estamos a ministrar um curso, dentre os diversos que compõe a grade curricular do Curso de Formação de Soldados 2010.II da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Este curso está sendo realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Policia Militar da PM-RN. (CFAPM), localizado no Conjunto Panorama, Bairro Potengi nesta Capital.

O CFAPM, antigo CFAP, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças é um órgão da Diretoria de Ensino da PM-RN voltado para a educação das modernas técnicas policiais. Temos imenso orgulho de participar do corpo docente, pois fora nos bancos desta escola, sob a sombra de uma árvore ou mesmo ao calor do meio dia nas instruções, que demos nossos primeiros passos na labuta árdua, sacrificada mas gratificante do serviço policial de segurança publica ostensiva.

Quando percebemos hoje o bom nível dos formandos que dentro de três ou quatro meses de intenso treinamento em salas de aulas, laboratórios e em atividades de campo, estarão prestando serviços à sociedade potiguar, lembramo-nos de que nós mesmos, há dezessete anos atrás, ingressávamos por aquele histórico portão, erigido há mais de trinta anos para estudar segurança pública. Presenciamos gradativamente o aumento do nível intelectual dos Policiais Militares formados no CFAPM.

Nossa turma, o primeiro pelotão é composto de trinta e sete formandos e quando da primeira aula, quando indagamos que grau de instrução, mais da metade estava fazendo curso superior e alguns já o havia concluído. Há médico veterinário na turma, há também bacharéis e licenciados em História, Geografia, Física e Educação Física. E tantos outros cursando Direito e outras ciências acadêmicas. Cada vez mais se cresce profissionalmente e quem ganha com isso é a própria sociedade que terá um policial mais consciente dos seus deveres e direitos, responsável com o serviço público e consequentemente, ganha também o Estado que crescerá em presença social pois tem seus prepostos aptos, preparados e eficientes na prestação do serviço às comunidades.

Sabemos que a Escola de Formação da Policia Militar, assim também como a Academia de Polícia Militar, constituem apenas o primeiro passo ao ingresso e permanência na longa jornada de serviços que serão prestados pelo PM. Durante toda a carreira policial este será permanentemente qualificado para o exercício do seu mister. Seja na preleção diária do Oficial ou Sargento à frente de seu efetivo, seja nos cursos oferecidos durante a extensa jornada de serviço que prestará à sociedade. Todavia, a boa formação, a básica, deve ser privilegiada, pois serão justamente durante os primeiros passos do militar estadual que irão com certeza influenciar em toda sua trajetória de serviços.

Daí a necessidade de investimentos governamentais no ensino e instrução nos centros de formação policial. Lembramo-nos que ao ingressar nas fileiras da PM-RN nos idos de 1993, salas de informática sequer existiam; salas climatizadas era um sonho, o “stand” de tiros melhorou consideravelmente e as condições de segurança são melhores para as instruções do tiro protetivo e defensivo.

Mas, o grande sonho de toda e quaisquer instituições policiais, sejam militares ou civis, é a construção de complexos educacionais, que englobem, no caso das Policiais Militares, dentro da perspectiva da formação continuada, formação de praças e oficiais e policiais civis, numa ação educativa integrada. Já existem complexos educacionais em muitas instituições policiais Brasil afora. Grande exemplo temos no Estado vizinho da Paraíba, onde num mesmo “lócus” forma-se todos os profissionais de segurança publica.

Mas, no tocante ao assunto principal, o Curso de Formação de Soldados da PM-RN, tem-se um bom conceito entre os profissionais que participam da formação. Em todas as disciplinas está fortemente aliada a questão da ética profissional e além de tudo, a interdisciplinaridade entre as matérias e a de direitos humanos, fundamental no desempenho da atividade policial.

Enfim, além do bom nível da turma que está a se formar, a qualidade dos professores e instrutores é de excelência. Mesmo em meio a algumas dificuldades materiais, comuns em geral ao serviço publico, desempenham todos com muita maestria, força de vontade e dedicação o mister educacional. Por fim é bom que se diga, tais atividades educativas prestadas por Oficiais e Praças, não ocorrem em preterição ao serviço ostensivo de segurança, mas ao contrário, acontecem concomitantemente ao serviço policial, pois além de agentes do magistério de segurança, todos os instrutores do CFAPM, desempenham seus serviços operacionais ou administrativos em prol da sociedade potiguar.





Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.