terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Verão em paz.



Quem não gosta do mar, das areias branquinhas das nossas lindas praias, das lagoas e rios que encantam a região litorânea potiguar? Se não gosta, bom sujeito ou sujeita não é. Trabalha-se o ano inteiro para que se possa desfrutar de momentos íntimos com nossas famílias nas varandas da vida, nas beiradas das piscinas, nas barraquinhas de praia com suas espreguiçadeiras tradicionais.
Mas, para que nosso veraneio não seja barrado de uma forma brusca e indesejável, é preciso que tomemos alguns cuidados básicos para que possamos bem aproveitar este período mágico e impar no calendário das terras de Poty.
O maior de todos, a meu ver é  a questão do consumo excessivo do álcool que tem feito muitas vítimas mundo afora, principalmente quando associado à condução de veículo automotor ou embarcações. Um verão tranqüilo para todos se fará quando todos nós nos conscientizarmos que é possível se divertir sem o uso de bebidas alcoólicas em demasia e em nenhuma hipótese, dirigir qualquer tipo de veiculo sob efeito delas.
Todo o Brasil já sabe que a lei endureceu para aquelas pessoas que ainda insistem em beber e dirigir, caso sejam flagradas em tal situação. Além das medidas penais que passaram a ser efetivadas de forma mais prática, haja vista que agora não é somente comprovado através do medidor de alcoolemia, outrossim, servem também imagens, provas testemunhais ou outros meios que possam comprovar,  para configurar o crime de embriaguez ao volante.
Tudo isso contribuirá sim para um verão mais tranqüilo, principalmente para aquelas pessoas que sofrem com os acidentes, e reparem, quase sempre quem perde a vida ou fica debilitado são pessoas que nada de bebidas ingeriram, apenas estavam passando no lugar onde um bêbado causou um acidente. Tome-se como exemplo o último grave acidente na BR 101 à altura do Rio Pitimbú, quem partiu foi justamente pessoas que não estavam, comprovadamente, sob efeito de álcool e quem o provocou já está respondendo em liberdade.
Um segundo aspecto para um verão mais tranqüilo é com a questão da segurança. Sabemos que neste período do ano determinadas pessoas de má índole, planejam e executam roubos e furtos em residências de verão. Todo cuidado é pouco, devendo sempre se ficar atento à movimentos estranhos à comunidade. Uma rede de amizade entre vizinhos é importante.
De preferência é bom que se conheçam seus companheiros de veraneio na vizinhança e que possam saber os números de telefones para casos de emergências. A Polícia Militar montou um esquema especial para a Operação Verão, como em todos os anos,  mas depende também da colaboração das pessoas. Do litoral norte ao Sul, bem como o litoral da Costa Branca, a PM estará reforçando o policiamento nas praias para garantir mais segurança às pessoas. Faça a sua parte, não deixe portas e portões abertos. À noite o risco pode ser maior, portanto, evite sair sozinho, o faça sempre em grupo e ao voltar, nunca adentrar de vez, sempre olhar para os lados verificando quaisquer presenças de pessoas estranhas à vizinhança.
Banho de mar é excelente. Cura de tudo. Mas muito cuidado. Observe as placas de sinalização para as praias, e caso estas não existam, procure saber sempre de moradores, comerciantes, pescadores se o local é propício para o banho. Observe o movimento. Geralmente quando há muitas pessoas no mar, é porque é seguro. Mas mesmo assim, mantenha-se sempre com a água no máximo à altura da cintura e especial cuidado deve ser tomado com as crianças que adoram brincar na areia e tomar banho de mar, olhos fixos nelas.
Nem pensar em adentrar na água em estado de embriaguez, pois os reflexos ficam mais lentos e nossas reações podem ser imprevisíveis.
O sol é muito bom mas, se não for tomado com moderação, dentro dos horários recomendados pelos dermatologistas, pode causar sérios problemas. Portanto, prefira a exposição no máximo das 08h às 10h e a partir das 16h, pois a incidência dos raios solares é  bem menor e use sempre protetores, óculos de sol e se possível, chapéus, bonés ou outros tipos de coberturas.
E lembre-se: todos nós também somos responsáveis pela nossa segurança bem como a das demais pessoas do nosso convívio, portanto, não deixemos a carga somente para os órgãos do poder público. Fazendo nossa parte, poderemos ter um verão em paz.

Foto própria.

Um comentário:

Rocio disse...

bonito como todos os miúdos têm esperança divertimento pode ter alguns momentos muito bonitos lá nos assentos, não vejo a imagem muito bem porque eu não sou muito boa visão deve comprar oculos online

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.