Iberê quer cortar 15% dos custos do Governo
Publicação: 12 de Abril de 2010 às 10:54
Elisa Elsie
Iberê discursa na primeira reunião de seu secretariadoO governador Iberê Ferreira de Souza definiu como meta reduzir em pelo menos 15% o custeio do Governo do Rio Grande do Norte. A determinação foi apresentada na primeira reunião do novo chefe do Executivo estadual com o secretariado. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (12), no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
"Temos que reduzir o custeio do governo em pelo menos 15%. Mas serão cortes seletivos, que não vão prejudicar a administração ou atingir serviços essenciais", disse Iberê. O governador exemplificou que haverá cortes nos gastos com terceirizados e passagens.
Iberê Ferreira lembrou que todos os secretários têm projetos e propostas "interessantes", mas frisou que nem todos serão atendidos.
"Temos que nos adaptar à Lei de Responsabilidade Fiscal e concentrar esforços nos projetos que já estão em andamento e naqueles que são tocados com recursos federais e que exigem apenas uma contra-partida do Governo do EStado. Isso sem deixar de lado as áreas que destacamos como prioridade, que são: educação, saúde e segurança", falou.
Como esse foi a primeira reunião com os auxiliares desde que assumiu o governo no dia 1º passado, Iberê Ferreira convocou também membros do segundo segundo escalão e da administração indireta.
"Fiz isso para que todos entendam que o nosso governo é curto e que temos de estabelecer metas, sempre nos adequando às limitações financeiras. A partir de agora, a sequência de ações terão que ser discutidas. Mas, até mesmo para agilizar o nosso trabalho, vou passar a despachar somente com os secretários e eles serão responsáveis por discutir e repassar determinações com os diretores de órgãos e empresas estatais", disse.
O governador também explicou ao secretariado como será a gestão dele a partir desta terça-feira (13), quando embarca para São Paulo para iniciar o tratamento contra o câncer.
"Disse a eles que vão despachar diariamente por vídeo-conferência em uma sala que me foi cedida pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O pessoal do Gabinete Civil é que vai estabelecer a agenda e as prioridades dessas reuniões".
Durante um mês, Iberê Ferreira, que detectou um nódulo no pulmão, vai passar por sessões de quimio e radioterapia todas as manhãs, das terças às quintas-feiras. "Nos sábados, domingos e segundas-feiras estarei aqui em Natal para assinar documentos", bricou o governador.
Comentário do blog: "esperamos que este corte não afete os serviços já carentes de educação, saúde e segurança."
Nenhum comentário:
Postar um comentário