Proprietários que devastaram foram multados em R$ 12,3 milhões.
Queimadas são outro foco dos agentes
Do Globo Amazônia.
Fiscalização ambiental em São Félix do Xingu (PA), que lidera como município com mais desmatamento o último relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), levou à aplicação de R$ 12,3 milhões em multas pela destruição de 1,9 km² de mata. As áreas estavam sendo devastadas para formação de pastos, informa o Ibama. A ação no município situado no sul do Pará começou em 21 de outubro.
Em sobrevoo, os fiscais encontraram áreas desmatadas e posteriormente queimadas. (Foto: Divulgação/Ibama)
O órgão ambiental multou os proprietários e embargou as áreas. Alguns dos pontos de desmatamento estavam isolados no meio da floresta. Uma parte foi alvo de queimadas.
A operação do Ibama também visa coibir o uso ilegal do fogo, já que o município registra grande quantidade de focos de calor. Em agosto, reportagem do Globo Amazônia mostrou que São Félix do Xingu, apesar da grande incidência de queimadas, não possui Corpo de Bombeiros. A área do município é de 84.212 km², semelhante ao dobro do tamanho do estado do Rio.
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.
Plante uma árvore. No futuro, far-se-á a defirença. Ainda bem que os biomas criados nas cidades estão de certa forma, mantendo um espécie de equilibrio no meio ambiente. Se cada brasileiro plantar uma árvore na sua cidade, poderemos ter um futuro melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário