segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Obras de prolongamento serão concluidas em 2011

As obras do prolongamento de 4,7 quilômetros da avenida Prudente de Morais, que passa a se chamar Omar O’Grady a partir do entroncamento da avenida da Integração, em Candelária, devem terminar em março de 2011, contando que elas foram iniciadas em janeiro deste ano.

 

Aldair Dantas

Custo previsto das obras do Prolongamento da Prudente de Morais é de 28 milhões de reais, sendo 18 milhões do Ministério do TurismoA um custo previsto de R$ 28 milhões, dos quais R$ 18 milhões já foram contratados pelo Ministério do Turismo e os R$ 10 milhões restantes serão contratados por meio de convênio com o Ministério das Cidades, pelo Pacto de Mobilidade da Copa do Mundo de 2014.



O diretor de Obras do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), Caio Múcio Rocha Pascoal, informou que a obra, que tem um prazo de 18 meses para sua conclusão, vai contribuir para desafogar o trânsito de veículos na BR-101 entre os municípios de Natal e Parnamirim. Caio Pascoal explica que essa é uma obra “de muito corte e aterro”, por isso houve uma certa demora para se terminar a terraplenagem e começar a pavimentação a asfalto propriamente dito. “Daqui que a estrada tome forme, leva algum tempo”.



Segundo Pascoal, os serviços de pavimentação devem iniciar no mês de outubro e a primeira etapa das obras tem prazo de conclusão previsto para março de 2011. A rodovia vai integrar o trecho entre a avenida dos Xavantes, no bairro Cidade Satélite, em Natal, até a BR 101, nas imediações da entrada do Aeroporto Internacional Augusto Severo, no bairro de Emaús, em Parnamirim.



Já a segunda etapa prevê a construção de um viaduto sobre a BR-101, no trecho próximo à entrada do aeroporto, e tem prazo de conclusão previsto para o final de 2011.



O diretor do DER ainda informou que fundações da ponte sobre o rio Pitimbu, por onde passa o prolongamento da rodovia, estão concluídas. Falta apenas a colocação dos tabuleiros que permitirão a passagem de veículos.



A avenida contará ainda com dois túneis, um no cruzamento com a rua Tamanduateí e outro no cruzamento com a rua Caiapós, ambas no conjunto Cidade Satélite, que serão utilizados para não comprometer o trânsito local. Uma rótula será construída na rua Xavantes.

O projeto inclui também ciclovia e calçadas ao longo de todo o prolongamento, como também a implantação de uma estrutura para proteção dos animais que vivem no trecho dos parques de mata que margeiam a estrada, remanescentes da Mata Atlântica, como cercas de isolamento e bueiros secos para passagem dos animais por baixo da rodovia a fim de evitar que sejam atropelados.

Tribuna do Norte

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