segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso Superior de Polícia - Comando


A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através do seu Comando e do Centro de Estudos Superiores (CES) realiza entre 04 de abril e 30 de novembro do ano de 2011, o nono Curso Superior de Policia – Comando (CSP). O Curso teve abertura com palestra realizada no Auditório da Justiça Federal tendo como orador o Secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado e contou, além dos 50 (cinqüenta) integrantes, com a presença oficiais da Policia Militar, Bombeiros Militares e outras autoridades da segurança  pública do Estado.
O CSP tem por objetivo e finalidade, de acordo com a lei que o estabeleceu, o Decreto 12.432 de 21 de dezembro de 1994, em consonância com o artigo primeiro (...) “preparar os Oficiais Superiores da Polícia Militar para os altos cargos de Comando, Chefia e Direção, especializando-os, concomitantemente, em Segurança Pública”. Todavia, não são somente Oficiais da PM-RN e de outras Polícias Militares coirmãs que podem participar. Hoje temos entre os Majores, Tenentes Coronéis e Coroneis participantes, três Delegados de Policia Civil do Estado e Oficiais do Corpo de Bombeiros, o que aperfeiçoa ainda mais o curso.
No artigo oitavo da lei, citam-se os requisitos para matrícula e ingresso, podendo o Comando Geral editar portarias atinentes ao feito, assim dizendo: “para a seleção, os inscritos submeter-se-ão, de acordo com as leis, regulamentos e normas em vigor, aos exames de: saúde;  aptidão psicológica; aptidão física e avaliação intelectual, através de entrevista de caráter profissional”. Somente depois destes acurados exames, principalmente os de saúde é que os profissionais militares poderão ser matriculados no CSP.
O evento formativo é deveras importante no nosso Estado porque  é requisito obrigatório para quem almeja  chegar ao último posto da corporação que é de Coronel PM-RN pois é preciso concluir o  Curso com aproveitamento nos aproximados oito meses de duração. É nesta última posição hierárquica que o oficial pode ser diretor ou comandante de grandes comandos, integrando o que chamamos de Estado Maior Geral, onde as decisões estratégicas são tomadas, inclusive pode o Coronel PM-RN  ser o Comandante Geral da policia, último degrau da carreira de um Oficial na Polícia Militar.
É fato que durante no mínimo trinta anos dedicados à segurança pública, passa o Oficial por diversos estágios que a ele propicia estar gradativamente preparado para a defesa social através das atividades do policiamento ostensivo.  Atividade esta que hoje é mais do que policia nas ruas, é inteligência, planejamento e execução de políticas de segurança. Hoje os Oficiais da PM-RN estão unidos em prol da segurança pública e  se encontram politicamente representados por duas entidades, o Clube e a Associação dos Oficiais que permanecem unidos em busca das melhorias das condições de trabalho e segurança para a comunidade e a educação profissional tem importante papel nesta batalha. Quem desejar ascender profissionalmente na carreira policial-militar, deve galgá-la passo a passo, primeiramente através um concurso público e depois ser aprovado nos cursos obrigatórios que se seguirão.
Já afirmamos em artigos anteriores que a formação de um oficial é uma das mais complexas carreiras de segurança pública e está sempre em constante melhoramento. Não há outra profissão em gestão de segurança pública que exija tamanho preparo e aperfeiçoamento policial. Essa carreira começa-se da seguinte forma: para chegar a profissão são necessários três anos de dedicação exclusiva aos estudos de ciências voltadas para a segurança pública só para ser promovido ao primeiro posto. Em seguida, temos em média dez a doze meses obrigatórios de sala de aula para alcançar o oficialato superior (Major, Tenente-Coronel) e ainda outros oito meses de curso para poder concorrer finalmente ao maior posto da Corporação, (Coronel), portanto, são dedicados em estudos específicos no mínimo cinco anos, afora os cursos de especialização que ocorrem ao longo da carreira policial militar. E esses cursos, é bom que se comente, ocorrem sempre sem prejuízo ao serviço operacional de policia nas ruas.
Participam do nono CSP além dos Delegados da Policia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, oficiais do Corpo de Bombeiros-RN e das Policias Militares do Acre, Mato Grosso, Distrito Federal, Alagoas, Maranhão, Amazonas e Rondônia que com sua presença e pesquisas que serão apresentadas ao final,  elevarão o nome do nosso Estado para além das divisas regionais.
É a PM-RN através do seu Comando e do Centro de  Estudos Superior fazendo exaltar o nome do Estado do Rio Grande do Norte, tanto no campo educativo-profissional, quanto nas estratégias de policiamento e segurança pública em defesa da sociedade potiguar e brasileira.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.