Em nosso extenso pais que já passou por um período de colonização e em seguida de submissão aos ditames do processo de aculturação de algumas potencias mundiais como a Inglaterra e nestas últimas décadas, os Estados Unidos da América, vem aos poucos se desvencilhando e seguindo seus próprios passos. Neste meio tempo temos tido instituições que se consolidaram com o andar das fases históricas porque passou e em muitas delas nem sempre favoráveis, mais sempre devotando seus serviços a quem mais precise.
Sem sombra de dúvida as instituições nascidas ainda na época do Brasil colônia, dentre as que sobreviveram as mudanças para a república, as que mais tiveram credibilidade e ainda hoje se mantêm para contar a história, foram as militares. Simplesmente por serem organizadas com base na hierarquia e disciplina, que, mesmo em meio a tantas dificuldades administrativas em virtude da sua não valorização, demonstraram ao país o quanto são necessárias ao exercício da democracia. Quando ausentes do contexto social, o caos aparece, como o fora há alguns dias na Capital do Ceará e ora mais recente na capital bahiana.
Pois bem, todas as Instituições militares brasileiras, mormente as de força pública estaduais, desenvolvem atividades e projetos que vão além de sua função básica da proteção e socorrimento ao público. Um exemplo disso o é o PROERD da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militares um projeto que há alguns anos tem desempenhado um papel primordial no auxílio aos vulneráveis.
De acordo com dados obtidos no sitio do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), podemos asseverar que o Programa Bombeiro Amigo do Peito foi estabelecido em outubro de 2002 pelo Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte e tem como missão procurar a diminuir do índice de mortalidade infantil através do combate à desnutrição de crianças recém nascidas e portadoras de necessidades especiais, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
O CBMRN através de equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite cadastrados na entidade, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o José Pedro Bezerra (Santa Catarina). Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.
Lançado pelo Ministério da Saúde, este projeto, em todos os Estados brasileiros tem como órgão executor os Corpo de Bombeiros, por ser considerada a instituição com maio credibilidade em âmbito mundial e nacional, chegando esse índice a 98% de conceito positivo junto à população.
Diariamente, a corporação está disponibilizando, das 7 às 16 horas, duas viaturas e militares do serviço operacional de saúde do órgão para atuar exclusivamente no Programa Bombeiro Amigo do Peito. No ano de 2010, para citar um exemplo, o CBMRN atendeu 3248 ações, entre coleta e visitas residenciais relacionadas ao Programa, uma média diária de 8,8 atendimentos.
Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.
Os profissionais que trabalham cotidianamente nas instituições militares citadas, tem devotado grande parte de sua vida ao serviço de proteção e socorrimento ao público, em muitas das vezes, sem o devido reconhecimento do poder público, do qual faz parte e também de parcela da população que não tem realmente ciência dos serviços prestados pelos militares, mesmo diante de toda a falta de investimento e em meio à falta de incentivo e valorização profissional porque tem passado ao longo da sua atividade como defensor da sociedade. Por isso que o projeto Bombeiro Amigo do Peito, assim como o PROERD da Polícia Militar, são referencias em serviços prestados pelas Instituições Militares do Estado do Rio Grande do Norte que tem sempre prestado relevantes serviços ao povo norteriograndense.