sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

4º BPM acaba de capturar mais um fugitivo

        Ha poucos minutos o oficial de serviço ao 4º BPM mais duas equipes policiais acabaram de prender um dos fugitivos de Alcaçuz.
       Trata-se da pessoa de Joab da Silva,  recapturado no Jardim Progresso, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação e com o qual foi apreendido uma certa quantia de drogas além de um revólver calibre .38 e munições. Um detalhe que chamou a atenção foi que Joab da Silva estava em companhia de mais duas pessoas e uma delas é militar das forças armadas.
   Joab da Silva é na posição 4 da esquerda para a direita na segunda  fila de cima para baixo.

Senador defende a aprovação da PEC 300


Tribuna do Norte
Como solução para o tenso movimento grevista dos policiais, José Agripino, potiguar presidente nacional do DEM, defendeu a aprovação urgente da PEC-300, emenda parlamentar que garante piso salarial mínimo para todos os policiais.
Declaração feita, ao lado do colega de Senado Jorge Vianna (PT-AC), em entrevista ao jornalistaKennedy Alencar, ao vivo, ontem à noite (9), no programa ‘Temas Quentes’, na RedeTV!
JA jogou a culpa: – “O governo federal tem grandes responsabilidades sobre os movimentos de policiais militares grevistas em diversos estados do país, em especial na Bahia”.
Voltou à era Lula e lembrou que em dezembro de 2009 ele se comprometeu com grandes reajustes salariais para todas as corporações Brasil afora.
O democrata e o senador petista concordaram num ponto: são contrários à fusão das polícias civil e militar como forma de resolver o impasse.
Alfinete na presidente Dilma Rousseff, JA criticou a participação de sete mil homens da Força Nacional para evitar novos movimentos: – “Isso é quebrar o termômetro para curar a doença. É preciso negociar até o fim”.
Considerou justas as reivindicações dos policiais, mas condenou a condução dos conflitos pelo policiais, principalmente na Bahia, onde houve atos de vandalismo e invasão de prédios públicos: – “Os fins não justificam os meios. Não é possível utilizar esse tipo de expediente”.

Metrópole Segura

Tribuna do Norte: blitzen da PM ocorrerão por tempo indeterminado!

          Um dia após o Comando da Polícia Militar anunciar a deflagração da "Operação Metrópole Segura", a fim de intensificar o policiamento ostensivo para coibir a crescente onda de violência, a TRIBUNA DO NORTE observou a realização de blitzen, na tarde de ontem, em vários pontos da cidade. A PM montou barreiras na rua 25 de Dezembro, nas Rocas; Napoleão Laureano, nas Quintas; Capitão-Mor Gouveia, em Nazaré/rua João Hélio, na divisa do Planalto com Felipe Camarão e na avenida Omar O'Grady, entre os conjuntos Cidade Satélite e Candelária. 
         Nas avenidas Sílvio Pedroza e Café Filho, que margeiam as praias de Areia Preta e do Meio,  estavam ocorrendo ronda a pé, como o apoio de viaturas da Polícia de Turismo. O oficial de Dia daquela área, tenente-coronel Clayton Ramalho, explicou que, normalmente, a Polícia faz barreiras onde as estatísticas apontam que ocorrem mais crimes. "Mas, a partir de agora, vamos fazer blitz em locais e horários diferentes para surpreender os criminosos", avisou ele.

             Apesar da presença de mais PMs nas ruas, um sargento que comandava uma blitz na região Oeste de Natal disse que as dificuldades prejudicam o trabalho do policiamento ostensivo. Ele contou que numa viatura do 9º BPM, por exemplo, só foi feita uma revisão do sistema de freios, "porque o dono de um supermercado de Felipe Camarão bancou o conserto".

           O militar afirmou que não existe dificuldade em abastecer as viaturas com 40 litros de combustível diariamente, como é de praxe, mas o que se comenta é que o orçamento para manutenção das viaturas só começa a ser liberado em março.

          Outra queixa desse mesmo sargento, é que a Polícia faz a sua parte prendendo bandidos. Mas, quando chega na delegacia, fica esperando horas para a lavração da autuação em flagrante.

          Um oficial que estava no comando das blitze, chegou a comentar que até agora os policiais vinham trabalhando "por amor", pois desde dezembro que os praças não vinham recebendo as diárias operacionais.

            Apesar das blitze em diversos pontos da cidade, na avenida Dinarte Mariz (Via Costeira), a barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não estava funcionando ontem à tarde, como ocorreu na quarta-feira, dia 8. Na Via Costeira também se aguarda o fim da reforma de um prédio, onde existia um salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que passará a receber a Companhia Independente do Policiamento do Turismo.

          Na avenida Tomaz Landim, no começo da ponte de Igapó, dois policiais realizavam a barreira já rotineira, com abordagem de carros, ônibus e, principalmente, motos. "A maioria das ocorrências é gente com carteira de habilitação vencida, motorista sem portar a documentação do carro", disse o policial que não quis se identificar.

           O soldado mesmo disse que existe uma facilidade a mais por conta da câmera de circuito de TV, instalada na descida de Igapó no sentido Quintas, que é interligada on line ao Ciosp, no QG da Polícia Militar. "Por causa da câmara, o Ciosp avisou e prendemos uma pessoa que dirigia um Honda Civic roubado", afirmou o policial.

"Img da web"

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bombeiro Amigo do Peito


Em nosso extenso pais que já passou por um período de colonização e em seguida de submissão aos ditames do processo de aculturação de algumas potencias mundiais como a Inglaterra e nestas últimas décadas,  os Estados Unidos da América, vem aos poucos se desvencilhando e seguindo seus próprios passos. Neste meio tempo temos tido instituições que se consolidaram com o andar das fases históricas porque passou e em muitas delas nem sempre favoráveis, mais sempre devotando seus serviços a quem mais precise.
            Sem sombra de dúvida as instituições nascidas ainda na época do Brasil colônia, dentre as que sobreviveram as mudanças para a república, as que mais tiveram credibilidade e ainda hoje se mantêm para contar a história, foram as militares. Simplesmente por serem organizadas com base na hierarquia e disciplina, que, mesmo em meio a tantas dificuldades administrativas em virtude da sua não valorização, demonstraram ao país o quanto são necessárias ao exercício da democracia. Quando ausentes do contexto social, o caos aparece, como o fora há alguns dias na Capital do Ceará e ora mais recente na capital bahiana.
            Pois bem, todas as Instituições militares brasileiras, mormente as de força pública estaduais, desenvolvem atividades e projetos que vão além de sua função básica da proteção e socorrimento ao público. Um exemplo disso o é o PROERD da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militares um projeto que há alguns anos tem desempenhado um papel primordial no auxílio aos vulneráveis.
            De acordo com dados obtidos no sitio do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), podemos asseverar que o Programa Bombeiro Amigo do Peito foi estabelecido em outubro de 2002 pelo Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte e tem como missão procurar a diminuir do índice de mortalidade infantil através do combate à desnutrição de crianças recém nascidas e portadoras de necessidades especiais, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
O CBMRN através de equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite cadastrados na entidade, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o José Pedro Bezerra (Santa Catarina). Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.
Lançado pelo Ministério da Saúde, este projeto, em todos os Estados brasileiros tem como órgão executor os Corpo de Bombeiros, por ser considerada a instituição com maio credibilidade em âmbito mundial e nacional, chegando esse índice a 98% de conceito positivo junto à população.
Diariamente, a corporação está disponibilizando, das 7 às 16 horas, duas viaturas e militares do serviço operacional de saúde do órgão para atuar exclusivamente no Programa Bombeiro Amigo do Peito. No ano de 2010, para citar um exemplo, o CBMRN atendeu 3248 ações, entre coleta e visitas residenciais relacionadas ao Programa, uma média diária de 8,8 atendimentos.
Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.
            Os profissionais que trabalham cotidianamente nas instituições militares citadas, tem devotado grande parte de sua vida ao serviço de proteção e socorrimento ao público, em muitas das vezes, sem o devido reconhecimento do poder público, do qual faz parte e também de parcela da população que não tem realmente ciência dos serviços prestados pelos militares, mesmo diante de toda a falta de investimento e em meio à falta de incentivo e valorização profissional porque tem passado ao longo da sua atividade como defensor da sociedade.
            Por isso que o projeto Bombeiro Amigo do Peito, assim como o PROERD da Polícia Militar, são referencias em serviços prestados pelas Instituições Militares do Estado do Rio Grande do Norte que tem sempre prestado relevantes serviços ao povo norteriograndense.

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.