sábado, 13 de dezembro de 2014

O retorno - Publicado nO Jornal de Hoje



Dizem que todo o caminho da volta é bem mais rápido e fácil do que o da ida. Muito embora se percorra a mesma quantidade de passos dados, quilômetros percorridos, milhas voadas ou navegadas. Mas ao que se pensa, a sensação é da chegada mais rápida mesmo.
Todavia, não considero muito fácil um retorno após longos dois anos voltar a deitar no papel algumas linhas com pensamentos acerca de dada conjuntura, fenômeno ou questão social relevante. É que parece que estamos enferrujados e custam sair das mãos os caracteres que irão compor o texto. Mas, façamos um esforço e nos concentremos na tarefa pois consideramos importante toda a forma de expressão.
Ano novo chegando, novos rumos, novas promessas a serem cumpridas, novas metas a se alcançarem, enfim, novos projetos de futuro, os quais fazemos em toda a virada de ano. Bom, pelo menos eu projeto algumas mudanças e sonhos para o ano vindouro. Teremos  Novos (velhos) governos a nos guiar, com suas políticas pré-fabricadas em campanha, as quais notamos muito bem na época de “pedição” de votos, mas que na maioria das vezes ficam só no papel, como já é bem conhecido do brasileiro.
Teremos também novos (velhos) parlamentares a discutirem, apresentarem e criarem leis para o nosso benefício. Do mesmo modo, espero que realmente cumpram seu papel de representantes e produzam muito mais do que já fora produzido para fazerem a nossa nação grandiosa e justa.
            Eu nasci com um defeito de fábrica: sou otimista, mesmo esbarrando às vezes em muros de concreto, continuo acreditando nas pessoas, em seus projetos e sonhos. É com os políticos não é diferente, pois ainda almejo nossa nação grande, com destaque mundial, não somente no que tange números, tais quais PIB, renda per capita, população, mas antes, em desenvolvimento sustentável e participativo, com uma melhor distribuição de rendas e com projetos que realmente retirem as pessoas da linha da pobreza. Por isso sempre voto, escolho bem as melhores propostas e voto. Nada de anular ou branquear meu sufrágio. Prefiro arriscar.
            O futuro? Ah, este a Deus pertence, apenas a nós cabe continuar sonhando, lutando, combatendo o bom combate no intuito de melhorar as coisas. Vi num filme certa feita uma frase que achei muito relevante e levei comigo como pensamento de bolso: “Que homem (mulher) é o homem (mulher) que não procura fazer do seu mundo um mundo melhor”? Pois é isto. Votamos nos dedicamos ao trabalho, educamos nossos filhos sempre em busca de um mundo melhor. E ai vem mais uma oportunidade para os políticos eleitos, seja no executivo ou legislativo, de darem o melhor de si para o benefício de todos, sem desídia, sem interesses pessoais e pautando as causas que beneficiem ao povo de uma maneira geral.
            Todo o retorno é mais rápido, é o que dizem, mas uns terão novas oportunidades de mudar o “status quo”, outros chegam de primeira leva, mas todos que foram legitimamente escolhidos para representar nosso povo, tem mais do que a obrigação de trabalhar digna e honestamente, visando o futuro. É importante que demos um basta ao que está posto em matéria de corrupção, locupletamento e enriquecimento sem causa. Queremos representantes honrados, que vivam do seu trabalho e não que façam da política um meio de vida faustosa, como temos visto ao longo dos anos no país.
            Também desejo que o nosso Ser Supremo, criador de todas as coisas, possa abençoar àqueles que foram escolhidos para honrar o voto em nossa democracia combalida da ética, honestidade e bons costumes. Esperamos piamente que esta nova leva de eleitos possa fazer a diferença, para que ano vindouro possamos viver mais em paz, sem tanta violência, com serviços básicos como saúde, segurança e educação dignos, pois assim votamos, esperando as melhoras nas campanhas prometidas.
            Se o caminho da volta é mais rápido ou mais fácil, não sei ao certo, mas sei que se trilharmos o caminho da ida com amor, zelo e dedicação, planejando o futuro, registrando os momentos considerados importantes , tenho certeza que poderá não ser até mais curto, mais fácil, mas com certeza, será muito mais proveitoso e feliz, pois nada melhor que no retorno às nossas origens, nosso lar, melhor lugar do mundo.

Mairton Dantas Castelo Branco – maj PMRN

Imagem da web
           


Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.